Home ESTUDOS BÍBLICOS LIVRO n. 02 - VIVENDO A VIDA CRISTÃ BÍBLICA X - A sequência dos Acontecimentos Espirituais nos Cristãos.

Menu


Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/igdejeco/public_html/site/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99
X - A sequência dos Acontecimentos Espirituais nos Cristãos. PDF Imprimir E-mail
Escrito por adelino   
Ter, 01 de Maio de 2012 22:21

 

Estudo Bíblico

A sequência dos acontecimentos espirituais; nos cristãos.

 

Autor

Pastor; Adelino De Sousa

618 Monterey Pine Drive; Fuquay-Varina, NC 27526-2571 USA

Telefone; (919) 346 0640

                                                                                            (Estudo Nº691)

Paz seja convosco;

 

Introdução;

A Mensagem deste dia; é um incentivo aos cristãos que iniciaram a sua peregrinação, á casa do Pai e que estão tomando a sua cruz, para um dia a trocarem por uma coroa; que são filhos de Deus; e servos do Deus altíssimo…para tomarem ânimo na jornada…e cimentar-se no caminho da fé, em Jesus Cristo.

 

A mensagem que vai ser ministrada; dá-nos uma ideia geral e concisa dos privilégios; ou vantagens exclusivas, que o cristão alcança na vida; como ser uma pessoa espiritualmente regenerada, e feita um filho do Deus Altíssimo, por Nosso Senhor Jesus Cristo…tornando-se Herdeiro de Deus e Co-herdeiro com Cristo.

 

Em segundo lugar; outro privilégio; é o ser-se um servo deste glorioso criador do universo; a quem o Senhor comissionou; e lhe conferiu o título de seus Embaixadores.

 

Em terceiro lugar; vem ainda a vantagem exclusiva, da sua posição angélica no futuro, e reservada, aos que na terra, anunciam o reino de Deus, pois que reinarão eternamente com o seu Senhor e Salvador Jesus Cristo, com corpos semelhantes ao corpo de seu Senhor.

As santas escrituras; revelam uma gloriosa experiência de facto, em facto; na vida terrena dos servos de Deus; e neste estudo bíblico, vai ser exposto um pouco destas realidades espirituais, numa sequência de experiências, aqui na terra, e depois na eternidade.

 

Demos a nossa melhor atenção, à mensagem que vai ser exposta, porque finalmente; precisamos desta comida do espírito, para nos fortalecer na jornada da fé e da esperança, cujo fim, é a exaltação de Deus em nós, e o futuro espiritual que nos aguarda.

 

Aceitemos sem reservas a autoridade das santas escrituras, e o que elas revelam a nosso respeito, e a respeito de Deus, e sejamos aquele pequeno rebanho, que Deus se agrada, porque os dias que se passam actualmente, e futuros; são de grande prova para os cristãos de Cristo.

 

Se estiver ao seu alcance; reparta com o seu próximo; o conteúdo desta mensagem, para que a bênção alcance outros irmãos na fé, e todos sejamos fortalecidos espiritualmente.

  

Pag.2

 

A Leitura sagrada, para este estudo bíblico; encontra-se em;1ªJoão 3:1-3

 

O estudo das sagradas escrituras; para este dia, é relacionado com a vida do cristão; desde que se converte a Deus; até ao fim do Milénio de Cristo, e toda a eternidade…e estão em apreço neste estudo bíblico; duas bases importantes; ou sejam a Fé e a Esperança, nesta gloriosa revelação de Deus, à sua criação.

 

Desta feita; o nosso assunto para este estudo bíblico; é sobre:

A sequência de experiências; ou factos espirituais, na vida dos cristãos de Cristo.

Primeiro em tempo de vida; Segundo após a morte física.

 

E este estudo; tem duas partes distintas; 1º Quem somos; 2º Quem seremos.

 

A primeira parte do estudo; consta de 7 porções; ou assuntos relativos, ou sejam.

 

1º A vida velha e a vida nova com Deus

2º Princípios a observarem.

3º A sequência das experiências espirituais do cristão.

4º Quem é o homem?

5º Qual a condição de cada pessoa que vem a este mundo.

6º A reconciliação, e justificação de Deus.

7º Salvos e chamados para servir a Deus.

 

A segunda parte deste estudo; contem também 10 pontos.

 

1º O cristão nunca perde a consciência na morte; ele sabe onde se encontra.

2º Recebe na ressurreição; um corpo espiritual glorioso, semelhante ao de Jesus.

3º Retorna com Jesus para o céu, já com seu novo corpo, para receber o galardão.

4º Participa das bodas do Cordeiro.

5º Assiste á coroação de Cristo na terra; como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

6º Assiste a Cristo no reinado do Milénio, governando o mundo com Jesus.

7º Assiste á última revolta de satanáz, no fim do Milénio.

8º Assiste ao julgamento do trono branco.

9º Viverá eternamente na Nova Jerusalém, na nova terra.

10º Finalmente o cristão de Cristo; verá a Deus, como Ele realmente é.

 

Ao longo do estudo, serão desenvolvidos vários aspectos do mesmo; e com eles; virá ao nosso conhecimento o que as sagradas escrituras nos revelam a nosso respeito; vejamos então os vários pontos do estudo; e com eles teremos um quadro geral de quem é um cristão de Cristo.

 

1ºLugar; A vida velha, sem Deus e vida nova com Deus.

Ao começar este estudo; tomemos em consideração, um importante princípio a observar, que é; a pergunta da razão; porque estou eu a começar uma nova carreira na minha vida?..qual a razão da minha conversão?.. porque devo eu ser uma pessoa espiritual?..

 

Pag.3

 

A resposta; é simples…é porque existem pessoas naturais, e pessoas espirituais…as naturais; são filhos de homens, e as espirituais, são filhos de Deus…só por isto; desperta em nós o interesse, porque a menos que isto aconteça… existe uma separação entre o homem e Deus.

 

E, o facto, é que o fim dessa separação; é o eterno sofrimento…como nos revelam as sagradas escrituras; mas esta mensagem revela para os cristãos; um glorioso presente; com o Senhor, e um melhor futuro no outro lado da vida.

 

As pessoas naturais; estão alheios ao mundo espiritual de Deus…as espirituais; tem a unção do Espírito, e sabem tudo…1ªJoão 2:20. Deus; é Espírito; e seus filhos, tem de possuir a natureza do seu Pai…este santo ensino das escrituras, desperta em nós, a nossa consciência, e nos aperfeiçoamos, no caminho de Deus.

 

Além disto; o nosso texto afirma…Amados; agora somos filhos de Deus…existe aqui um tempo a considerar…agoraagora quando?..quando fomos feitos filhos de Deus, como diz em S. João 1:12-13…isto revela; que antes dessa operação graciosa de Deus, em nossas vidas…era-mos apenas filhos de homens, e pecadores destituídos.

 

Mas agora; esta diferença, existe pelo conhecimento; e pela nossa decisão de seguirmos a instrução divina…o facto, é que diz em 1ªCorintios 2:14-15 estas palavras.

 

Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

 

Esta posição; de pessoas espirituais; está ao alcance de toda a gente; porque Deus quer salvar todas as pessoas…o único problema; reside na resistência das pessoas, ao sagrado ensino, para o seguir.

 

Pergunto…Porquê existem os espirituais, e os naturais?..A resposta, está apenas na decisão das pessoas…Se decidirmos compreender que a nossa vida, como naturais; está no caminho da perdição eternaentão decidiremospela nossa conversão, e mudança de vida…e para isso…é preciso vontade de sujeição ao nosso glorioso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

 

Existe apenas um passo; ente sermos salvos; ou perdidos…esse passo; chama-se decisão de abandonar o pecado e seu autor; e seguir a Cristo e nosso Senhor.

 

Todos nós que viemos a este mundo; temos as nossas tendências, de que somos alguém com nossas capacidades intelectuais, e resistimos á supervisão de Deus, porque não gostamos de ser controlados por ninguém…

Mas; se o homem natural; aceitar o julgamento do seu ego na cruz; tal pessoa; entra imediatamente na posse da nova vida espiritual com Cristo.

  

Pag.4

 

Então; estas santas escrituras, que vão ser mencionadas; são básicas para a nossa decisão

Paulo; afirmou…Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20…Crucificado com Cristo; significa, submisso ao Senhor que por ele deu a sua vida.

 

A crucificação do homem natural; leva o egocêntrico; á morte espiritual do velho homem; para ressuscitar num homem novo…uma nova pessoa…uma pessoa de novo nascida. João 3:3-5

 

Lembremo-nos desta afirmação…Não vivo mais (Eu), mas Cristo em mim…

 

Com esta decisão; segue-se outra experiência…ou seja a ressurreição espiritual; porque isto; é a ordem natural dos factos que ocorrem, na conversão do homem natural para o espiritual…

Assim diz em Colossenses 3:1-3

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado á destra de Deus.

Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

 

Tudo; começa com aceitar ou rejeitar, a crucificação de Cristo, porque Ele crucificou na cruz o nosso velho homem, para nos dar uma nova vida…o pecado, da humanidade, foi julgado e condenado na cruz, para ficarmos livres…e sermos pessoas espirituais.

 

Esta; é a diferença fundamental;

E desde o princípio deste estudo; devemos ter em conta esta maravilhosa revelação para nosso consolo; quando afirma…Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser.

Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é o veremos…glorioso presente; e magnífico futuro; seremos semelhantes a Ele…

 

Partindo deste princípio; precisamos de estudar nas santas escrituras, como atingir tal posição de sermos semelhantes a Ele…E para tal fim, daremos várias escrituras da sequência espiritual; que as mesmas escrituras, nos afirmam que atingimos na vida terrena, e vida eterna.

Após a nossa conversão; começa em nossas vidas, uma sequência de eventos; ou experiências espirituais, que no final nos leva á perfeição espiritual, para a qual Deus criou o homem. Desta forma, somos por Deus ensinados; a renunciar á velha vida de pecado, e seguir a nova vida que nos é oferecida em Cristo Jesus.

 

Pag.5

 

Essa renúncia da velha vida contudo; devido ao facto de tanto tempo, termos servido no pecado, o inimigo das nossas almas; por vezes, torna-se em grande luta…como disse Jesus, em Mateus 11:12 nestas palavras.

E, desde os dias de João Baptista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele…

Uma nova vida; requer de nós, também novas atitudes; novos pensamentos; novos ideais; nova formação moral e espiritual; afim de sermos também, uma criação nova.

As sagradas escrituras ensinam que Deus opera no homem que a Ele se chega; uma nova criação, através de um novo nascimento; uma regeneração; e com ela, nasce uma nova criatura. João 3:3-5  1ªPedro 1:23  2ªCorintios 5:17

 

Em Efésios 4:22-24 diz:

Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;

E vos renoveis no espírito do vosso sentido;

E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

Também; saibamos que Deus; não faz tudo por nós, em nossa vida…há coisas que nós podemos fazer, e Deus não faz…Deus; criou o homem de livre arbítrio, e não o obriga a fazer o que ele não deseja…mas avisa-o das consequências…

 

Esta escritura que foi lida; ensina-nos três coisas, que devemos fazer para atingir o alvo de Deus que é essa nova criação em verdadeira justiça e santidade

 

Despojeis; renoveis e revistais…Isto…fala-nos do processo de santificação, que nós temos que por em prática; porque a parte que a Deus pertence; Ele a faz graciosamente em nós…de três maneiras; pela sua palavra; pelo seu Espírito Santo; pelo sangue de Jesus Cristo; mas a nossa parte; terá que ser por nós feita…

 

Despojai-vos…significa espoliar…significa rejeitar…ou deixar de ter, ou fazer as coisas que a Deus desagradam…em outras palavras…significa limpar-nos das más acções, das palavras torpes…de tudo que corrompe o espírito, a mente e o corpo; que deve ser o templo do Espírito Santo. 1ªCorintios 3:16-17 e 1ªCorintios 6:19-20

 

Em Tiago 1:21 diz…que devemos rejeitar toda a imundície…

Em Colossenses 3:8 diz…Despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.

 

E depois do despojo; vem a renovação; e Renovar significa; restaurar, ou começar de novo…Salmo 51:10, Diz…Cria em mim, ò Deus um coração puro, e renova em mim um espírito recto.

  

Pag.6

 

Em 2ªCorintios 4:16 afirma;

Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior contudo, se renova de dia em dia.

 

Depois de renovados; vem o revestimento espiritual; e Revestir; significa, vestir de novo…ter sobre nossa vida espiritual, o próprio Jesus...

Assim diz em Romanos 13:13-14 estas palavras.

Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e invejas.

Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências…Jesus disse; estai em mim, e eu em vós. João 15:4

 

Diga com a sua boca; Deus quer fazer em mim, uma nova criação em verdadeira justiça e santidade…sabemos nós o que isto significa?..significa o que está lá escrito…significa a restauração do homem, á sua primitiva imagem e semelhança…

Em Colossenses 3:9-10 afirma que nos despimos do velho homem; e fomos vestidos do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.

 

Cristão de Cristo…é uma nova criação…recebeu nova imagem espiritual, intelectual, e moral…com novos princípios,novos pensamentos, novas afeições, novo nome, novas acções…nova natureza, nova vontade…foi revestido de Cristo…e ficou participante da natureza, e santidade de Deus. 2ªPedro 1:4 Hebreus 12:10

 

2ºLugar; Princípios a observar;

 

Primeiro principio; de onde vim, aonde estou, e para onde vou.

Todos nós; cristãos e não só; precisamos de compreender de onde procedemos; e também a razão de sermos chamados seguidores, e discípulos de Cristo; mas também com que fim, somos chamados por Deus, para a sua companhia…

 

Segundo princípio; A fé e a Esperança.

Lembremo-nos também; de que uma parte importante deste estudo; e base do mesmo; é (a fé, e a esperança) que são ingredientes espirituais, que somente, são concedidos, a quem se dispõe a ouvir a palavra de Deus…e a Fé e a Esperança; são princípios básicos, para atingirmos o fim desta nova criação de Deus.

 

Acerca da Fé; ela; é descrita em Hebreus 11:1…ou seja; o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

Também a fé; foi ordenada por Jesus em Marcos 11:22 nestas palavras; Tende fé em Deus.

E finalmente a importância da fé; é que sem fé; é impossível agradar a Deus.

Hebreus 11:6.

  

Pag.7

 

Acerca da esperança;

A esperança; é a irmã gémea da fé.  Ou seja a expectação de um bem que se deseja…e o próprio Deus; é a esperança do crente…Salmo 39:7

Mas em Colossenses 1:26-27 afirma: que o mistério oculto, foi revelado nestas palavras;

O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos.

Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória desta mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória.

 

E, em Efésios 1:18 diz;

Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos.

 

3º Lugar; a Sequência das experiências espirituais.

Ilustrando este pensamento; devemos ter em conta, a razão do nosso nascimento natural e físico!..Porque ninguém que nasce, gosta de ficar (anão), ou seja sem ter o seu crescimento normal…

Cada cristão; que foi regenerado espiritualmente, foi salvo, e santificado, com vários propósitos…além de ser paralouvor da glória de Deus…ele foi salvo, para poder crescer no conhecimento…e saber da sequência dos eventos espirituais, com que Deus o capacita, para ser completo.

 

Existe uma sequência de acontecimentos; na vida dos cristãos de Cristo, que como um bom aluno numa escola, está atento aos ensinos do seu professor; assim os servos de Deus, precisam de estar atentos ao ensino do Espírito Santo, no que se refere á vida; posição; e futuro dessa pessoa, que observa os princípios da fé e da esperança.

 

O facto; é que há uma sequência gloriosa a desenrolar-se diante de nós; e por este facto, construímos a vida espiritual, em maior amplitude.

 

Para todas as coisas na vida; existem princípios; bases, ou fundamentos…Não é possível começar um edifício, pelo último andar…ele tem que ser começado com as bases sólidas…nos seus fundamentos; com as estruturas definidas, e supervisionado na sua construção; se está, ou não, sendo construído, segundo os planos.

 

Da mesma forma, o homem de Deus; tem também a necessidade de continuamente se aperceber de onde procedeu; e também ter em conta que a sua vida espiritual, está fundamentada em Cristo, qual rocha inabalável dos séculos precisando de supervisão na sua construção espiritual.

Na vida espiritual; de cada cristão, tem que existir; princípios, ou regras fundamentais, a observar, para um fim em vista…ou seja o fim da sequência; a perfeição do cristão, como Deus a vê na terra; e na eternidade…a posição angélica.

 

Pag.8

 

Em Colssenses 4:12 diz; Saúda-vos Epafras que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus.

E, em 2ªCorintios 13:11 afirma;

Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos; sede perfeitos, sede consulados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.

 

Quanto aos humanos atingirem a classe angélica; Jesus afirmou isso em;

Mateus 22:30…a sequência das experiências, ou facto espirituais; vai até esse ponto; pessoas completamente espirituais.

 

4º Lugar; quem sou eu...quem é o homem?..

Segundo as sagradas escrituras; o homem; é um ser criado por Deus, de quem recebeu a sua imagem e semelhança…e autoridade sobre toda a criação terrena de Deus.

Génesis  2:26-28 ; Génesis 2:7

 

Também; para cristão de Cristo; não existe Big-Bang…existe criação…No princípio criou Deus os céus e a terra. Génesis 1:1

No Salmo 33:8-9 afirma; Tema toda a terra ao Senhor, temam-no todos os moradores do mundo. Porque falou e tudo se fez, mandou e tudo apareceu.

 

E, em Hebreus 11:3 afirma…Pela fé entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê, não foi feito do que é aparente.

 

Por estes factos; o homem criado por Deus; precisa de saber o que Deus diz a seu respeito, e sua situação, revelada na sua palavra…por isso; precisa de estudá-la.

 

5ºLugar; Qual é a situação de cada pessoa que vem a este mundo?.. A resposta; é que todos são pecadores, e em situação rebelde perante o seu criador…devido á queda de Adão e Eva. Génesis 3:1-24

Segundo as santas escrituras; todos nós procedemos da raiz pecaminosa de Adão, como está escrito em Romanos 5:12 que afirma…como por um homem, entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

Em Rom.3:23 completa o quadro da situação miserável do homem, quando afirma; Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus…e todos os cristãos de Cristo; tomaram decisões para inverter esta situação pela fé; na revelação do sacrifício vicário de Cristo.

6º Lugar; A Reconciliação, e justificação de Deus. E é aqui; que começa a Sequência dos eventos ou experiências, espirituais no homem…

O sacrifício do Filho de Deus no calvário; é o único meio de reconciliação e justificação da humanidade; que Deus preparou desde a fundação do mundo. Apocalipse 13:8 e Genesis3:15.

  

Pag.9

 

Em Romanos 5:10-11 diz estas palavras;

Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação…A história do filho pródigo, é uma boa ilustração da reconciliação de Deus com o homem. Lucas 15:11-32

 

Também em Romanos 3:24-25 afirma…Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus.

 

Ninguém tem culpa de ter nascido pecador…esta; é a ordem natural das coisas, devido á queda de Adão e Eva…A culpa, só nos é imputada; se rejeitarmos a reconciliação de Deus em Cristo Jesus.

E também; todas as crianças que nascem neste mundo, automaticamente; pertencem ao reino de Deus…até que possam discernir o bem e o mal.

Em Marcos 10:14 Jesus disse; Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus.

 

Mas; aos adultos…a quem já compreende o bem e o mal…esses; precisam de arrependimento, para reconciliação com Deus…através de três atitudes importantes; ou sejam o Arrependimento; a Confissão dos pecados, e da Fé…Estas atitudes; levam as pessoas a serem reconciliadas com o seu criador…dando lugar ao novo nascimento espiritual.

 

Na primeira atitude; sobre o arrependimento; temos o santo ensino de;

João Baptista; que disse…Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Mateus 3:2

Jesus; disse…O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.Marcos 1:15

S. Pedro; disse…Arrependei-vos, e cada um seja baptizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados, e recebereis o Dom do Espírito Santo. Actos 2:38.

 

O arrependimento; na sua definição; é que ele é o profundo pesar pelas faltas cometidas; ou o acto da contrição da alma pesarosa pelas ofensas que cometeu, contra Deus, ou contra o próximo.

 

Exemplos de Arrependimento;

Os homens de Ninive; Jonas 3:5-10 Este; é um maravilhoso exemplo, a começar pelo Rei, levando toda a cidade ao arrependimento.

2º Exemplo; Zaqueu; Lucas 19:8 o homem que imediatamente deu fruto; ao receber Jesus em sua casa.

 

Pag.10

 

Sobre a segunda atitude; que os pecadores tem de ter…é a sua confissão a Deus dos seus pecados, para receberem o perdão…Vejamos alguns exemplos.

Em Esdras; 10:10-11 diz…Vós tendes transgredido; multiplicando o delito de Israel. Agora, pois, fazei confissão ao Senhor, e apartei-vos dos povos da terra, e das mulheres estranhas.

Em Neemias; 9:2 diz…E a geração de Israel se apartou de todos os estranhos, e puseram-se em pé, e fizeram confissão dos seus pecados e das iniquidades de seus pais.

 

O Rei David disse; Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade, não encobri.

Salmo32:5

No Salmo 51; é uma completa confissão deste Rei, que não teve vergonha de satisfazer esta necessidade perante Deus.

Pedro; ao ver a pesca do peixe; prostrou-se aos pés de Jesus, e disse; Jesus…Ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Lucas 5:8

Em Mateus 3:6 diz que o povo que ia ao baptismo de João; confessava os seus pecados.

Em 1ªJoão 1:9 afirma…Se confessar-mos os nossos pecados: Ele, é fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.

 

Estas experiências; ou acontecimentos na vida das pessoas; são o princípio da sequência para a vida espiritual; até atingirem a perfeição; da nova criação em verdadeira justiça e santidade, culminando com a posição angélica na casa do Pai.

 

Desta forma; em sabendo de onde viemos; aonde estamos e para onde vamos; e observando os princípios fundamentais, na Fé e Esperança…então; a vida das pessoas que ouvem; e guardam a palavra de Deus…que se arrependem da sua velha vida de pecado…tem outro sentido…e outra direcção…e nova vida.

 

Começa desde esse dia, uma gloriosa sequência; ou cadeia de eventos… que vão culminar com a sua perfeição terrena; e perfeição espiritual na eternidade com Deus. O facto; é que Paulo disse, que falava a sabedoria de Deus,entre os perfeitos.

1ªCorintios 2:6-7

E em colossenses 2:10 afirma; E estais perfeitos Nele, que é a cabeça da igreja. E em

Efésios 4:12 diz que o Senhor quer o aperfeiçoamento dos santos.

 

7ºLugar; Salvos, e chamados para servir a Deus.

 

O trabalho de Jesus Cristo na terra; limitou-se a cerca de três anos, anunciando o reino de Deus…durante esse tempo, Ele instruiu os seus discípulos, para continuarem a pregação do evangelho…Ele era também o Servo de Deus…

Em Mateus 20:28 diz que o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e dar a sua vida em resgate de muitos.

A sua missão na terra; terminou no calvário, no seu sacrifício vicário em favor da humanidade…

 

Pag.11

 

Durante a sua estadia da terra; Ele disse aos seus; e diz aos seus destes dias; Se alguém me serve siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará…João 12:26

E para este santo trabalho; o Senhor capacita os seus servos com a autoridade e poder do Espírito Santo, como no dia do Pentecostes Actos 2:1-39 e Actos 10:43-48. este; é o primeiro Dão básico para servir a Deus…mas em 1ªCorintios 12 & 14; temos toda a ferramenta de Deus, ao nosso dispor para o servir, nos dons espirituais.

 

Então equipados com o poder de Deus…ouve-se a voz de Cristo, em Marcos 1:15-16 diz…Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura…Quem crer e for baptizado, será salvo, quem não crer, será condenado.

 

Ainda hoje; se cumpre esta ordenança…pregai o evangelho a toda a criatura…O cristão, é salvo com o propósito de pregar aos outros o evangelho, que é o poder de Deus, para salvação de todo aquele que crê. Romanos 1:16.

 

Servir a Deus; é o mais sublime, e glorioso trabalho que um ser mortal, poderá desempenhar…Servir a Deus, anunciando o seu reino; é ser-se um Embaixador do próprio céu…2ªCorintios 5:20…e, Jesus disse que o Pai o vai honrar…

 

Em 1ªCorintios 3:8 diz que cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho.

E, em Colossenses 3:24 afirma;

Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor servis.

Em Romanos 8:17 afirma…E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados.

 

Há uma gloriosa herança, para os servos de Deus…Já em Malaquias 3:18, o Senhor afirma…Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não serve.

Somos chamados para servir a Deus, e o próximo…se alguém me serve; meu Pai o honrará…este; é um trabalho espiritual, que até os anjos de Deus, gostariam de fazer…

1ªPedro 1:12.

No tempo de vida terrena do cristão de Cristo; e ao longo da sua história, ele passa por uma sequência de eventos espirituais, com os quais se capacita, para servir a Deus.

 

Creio que devemos ler de novo o nosso texto inicial em 1ªJoão 3:1.3 que diz…(ler)

 

Neste tempo de vida; os servos de Deus atingem pela Fé e Esperança; esta gloriosa posição na família espiritual de Deus…mas atentemos para o que diz também o verso um…que o mundo…nos não conhece…em outras palavras…o mundo não nos reconhece, como tal povo, como filhos de Deus…

 

Pag.12

 

Para o mundo; são todos iguais; mas Deus faz diferença; Ele diz que os cristãos; são o sal da terra e as luzes do mundo. Mateus 5:13-14

Já no passado; Deus fazia esta diferença…na praga da morte dos primogénitos do Ejipto; enquanto toda a nação chorava os seus mortos; Deus disse; Mas contra os filhos de Israel; nem ainda um cão moverá a sua língua; para que saibais que o Senhor fez diferença, entre Ejípcios e entre Israelitas. Êxodo 11:6-7

 

Em 1ªPedro 2:9 o servo de Deus diz que a igreja de Cristo…os cristãos são a

Geração eleita; são o Sacerdócio real; são a Nação santa; são o Povo adquirido, para anunciar as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

 

Chamados para servir a Deusos cristãos de Cristo, são um povo diferente; porque nasceram de Deus; foram gerados de novo; são família do Senhor

 

Para o mundo…não pode existir diferenças…porque eles; são pessoas (NATURAIS), e as coisas de Deus lhes parece loucura…como está escrito em 1ªCorintios 2:14.

 

Então podemos compreender, a diferença que existe, entre estes dois povos; entre os salvos, feitos filhos de Deus, e os que ainda estão debaixo da alçada do maligno.

Como diz em 1ªJoão 5:19, e Já em João 15:19; Jesus afirmou…

Se vós fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece…e aqui…precisamos de fazer a pergunta…estamos nós realmente sendo aborrecidos pelo mundo?.. Se isso não acontece; então estaremos no caminho errado…porque isto; é uma profecia de Cristo.

 

Esta; é uma gloriosa (Sequência) de eventos espirituais, que Deus opera nas vidas dos seus seguidores aqui na terra…até que os faz pertencer a outro mundo…o mundo de Jesus Cristo…

Então temos que;

 

1º Vem ao cristão; reconciliação, e conversão, pela fé e arrependimento.

2º Vem ao cristão; a (filiação) com Deus…torna-se sua família.

3º Nasce de novo…foi regenerado espiritualmente.

4º Foi resgatado, e comprado com o sangue de Cristo.

5º Foi feito por Deus; uma criação nova; em verdadeira justiça e santidade.

6º Foi santificado; tornando-se participante da natureza divina, e da santidade de Deus.

7º Foi feito herdeiro e co-herdeiro com Cristo, das gloriosas riquezas de Deus.

8º Tornou-se em servo do Deus Altíssimo.

9º Tornou-se também um aborrecido para o mundo; por seguir a Cristo.

10 Tornou-se participante da Nação santa; do Sacerdócio real, e trombeta de Deus.

11. Atinge a classe angélica.

12 Reina para todo o sempre com Cristo.

  

Pag.13

 

Estas; são algumas das experiências; espirituais que em tempo de vida terrena;  acontecem aos que confessam quesão peregrinos e estrangeiros na terra…e depois na eternidade, com Deus.

 

Entretanto; como diz o texto sagrado…ainda não é manifesto, o que havemos de ser…1ªJoão 3:2. E agora; entra em acção a segunda parte do estudo, no que se refere ao futuro do cristão.

 

Segunda parte do estudo;

O que havemos de ser!..depois da morte física.

 

Meu amado que me escuta…com a morte; nem tudo acaba…mas sim tudo começa; porque começa a vida eterna…e esta com Deus, e na casa do Pai.

 

Para começar esta segunda parte; creio ser bom começá-la com esta escritura…que Paulo escreveu em 1ªCorintios 15:19 que diz…que se esperarmos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.

 

Eu sei por experiência própria que tomar a cruz de obediência; ser-se um discípulo de Cristo; dar testemunho do seu Senhor…não é trabalho fácil…cada cristão de Cristo; conhece as dificuldades do caminho… mas também sabe, que a cruz, será trocada pela coroa…Vale a pena seguir a Cristo.

 

Há outra vida para viver, quando esta terminar…E, é para esta vida; que nos preparamos aqui na terra, porque na outra; não há nenhuma preparação…e essa preparação, já foi anunciada nos princípios a observar, e eventos espirituais que nos acontecem, como tem sido ministrado, na primeira parte.

 

Vejamos então o seguimento da sequência; quando fechamos os olhos, pela última vez na terra…o que acontece; logo a seguir?.. Atentemos para estas escrituras, porque elas nos elucidam do que havemos de ser…o que havemos de ser…o que havemos de ser…o que havemos de ser…como nos diz o texto sagrado.

 

A maior parte da humanidade; anda totalmente alheia ao que lhes vai acontecer, quando partem deste mundo…Infelizmente; para eles…que desprezaram a Deus e sua palavra; eles irão enfrentar o Juízo divino…porque está escritoem Hebreus 9:27 que está ordenado aos homens morrerem uma vez vindo depois disso o juízo.

 

Em S. Lucas 16:19-31

Jesus deixou bem explicado, que morreu o Lazaro; e foi para o seio de Abraão; e que morreu o rico; e foi, achado no Hades atormentado na chama… e que não havia maneira alguma de sair daquela situação.

  

Pag.14

 

Agora; eu pergunto…Não está isto escrito, há milhares de anos, e cada geração tem a oportunidade de saber o que os espera, após a morte?.. Com certeza, que é verdade;

por isso, ninguém pode culpar a Deus, se for para esse lugar de sofrimento eterno.

 

Mas para os cristãos de Cristo; há uma esperança gloriosa…e escrita nas santas escrituras, e por isso; precisamos também de conhecer a continuação da sequência das experiências que surgirão, após a morte física.

 

1º Lugar; Após a morte; os cristãos; nunca perdem a sua consciência de saberem onde estão.

Em Filipenses 1:23 afirma...Mas de ambos os lados, estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto; é ainda muito melhor.

 

Em 2ªCorintios 5:8 diz…Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.

Isto; é o que acontece aos filhos de Deus…ao fechar os olhos pela última vez na terra; no segundo seguinte, já estão com seu Senhor…e é muito interessante que o seu espírito de vida; ao deixar o seu corpo na terra; pesava apenas 18 gramas, como já vi numa balança.

2ºLugar; Receberão corpos gloriosos; na ressurreição.

Os espíritos dos cristãos; que partem á eternidade; ficam sempre com o Senhor, até que O senhor venha arrebatar, a última igreja militante da terra; e ressuscitar os corpos dos santos; e nessa hora; tanto uns, quantos outros recebem os seus corpos glorificados.

1ªTessl. 4:13-18  1ªCorintios 15;42-52 e passarão a ser como os anjos no céu.

Mateus 22:30

 

3ºLugar; Retornam com o Senhor Jesus para o céu, após a ressurreição; para irem a juízo sobre os seus trabalhos que executaram na terra, para receberem o galardão.

2ªCorintios 5:10 afirma;

Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.

 

Em Apocalipse 22:12 diz: E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.

4º Lugar; Participam das bodas do Cordeiro, no céu.

 

Em Apocalipse 19: 7-9 diz; Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.

E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados á ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.

  

Pag.15

 

5º Lugar; Os cristãos de Cristo; assistirão á coroação de Cristo, na terra.

Eles; voltarão glorificados para a terra com Jesus, e assistirão á vitória de Cristo nas batalhas do Armagedom, o verão Cristo coroado rei dos reis e Senhor dos senhores. Apocalipse 19:11:16; e começarão a reinar com o Senhor sobre o monte de Sião, em Jerusalém; e verão os seus grandes juízos. Zacarias 14:1-9 e Apocalipse 19:17-21

 

6º Lugar; vem o Milénio de Cristo.

 

A igreja do Senhor assistirá o Senhor; reinando com Ele 1.000 anos com as suas santas leis, governado o mundo.Apocalipse 20: 1-6

Nessa altura; O senhor fará que a natureza; seja reconciliada; e paz abundante sobre toda a terra. Isaías 11:6-9 (ler) ; verMiqueias 4:1-7, e Isaías 65:19-22 revela que o povo, atingirá a idade da árvore, ou seja; como a primitiva geração.

 

7º Lugar: no fim do Milénio: a igreja; verá também o último episódio profético na vida de satanáz; como ele de novo vai revoltar as nações contra o governo de Cristo, e seus santos…Apocalipse 20:7-10

 

Durante o Milénio; satanáz estará amarrado; por isso, haverá paz…mas os habitantes da terra; nunca foram provados na obediência a Deus…e este; será o trabalho de satanáz…é provar as pessoas… e infelizmente; como hoje; são poucos os que passam na prova.

Nessa altura; finalmente; satanáz, será lançado no lago de fogo, para todo o sempre e a terra, será renovada com fogo de Deus.

 

8º Lugar: os cristãos assistirão também ao juízo do trono branco.

Finalmente; todos os ímpios que rejeitaram o amor e salvação de Deus, serão ressuscitados, e levados a juízo, e os livros de Deus, serão então abertos, e o julgamento, culminará com essas almas, sendo lançadas no lago e fogo.

Apocalipse 20:11-15

Nesta altura; todo o joelho de há-de dobrar diante do Senhor, e toda a língua o há-de confessar que Ele é o Senhor…contudo; é tarde de mais…eles o poderiam ter feito na terra, e serem salvos mas isso não aconteceu. Isaías 45:23

 

Em Romanos 14:11 está escrito: Pela minha vida, diz o Senhor: que todo o joelho se dobrará diante de mim, e toda a língua confessará a Deus.

Em Filipenses 2:10 afirma também…Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra.

 

Finalmente; vê-se uma grande multidão de escarnecedores, tão grande que se não pode contar com seus joelhos dobrados diante de Jesus; dizendo o Senhor; é o Filho de Deus…o Senhor; é o Filho de Deus…o Senhor; é o Filho de Deus…e Deus é o único Senhor…

  

Pag.16

 

9º Lugar: a igreja viverá para sempre com o Senhor, na nova Jerusalém.

Finalmente; a igreja de Cristo, Habitará na nova Jerusalém, que virá sobre a terra, que creio será renovada com fogo, após a revolta de satanáz.

Em Apocalipse 21:1-3 diz que João viu um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe…e ali habitarão os homens. (ler).

Em todo este capitulo; revela os pormenores desta gloriosa cidade de Deus, onde os cristãos habitarão eternamente com o Senhor.

10 Finalmente; os cristãos verão o próprio Deus como Ele épartindo do princípio de que humanamente falando; ninguém pode ver a Deus e viver. Êxodo33:20, como o Senhor disse a Moisés; mas com corpos espirituais; veremos a Deus como Ele é.

Apocalipse 22:4 diz;

E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.

 

 Mateus 5:8 diz, que os limpos de coração, verão a Deus…Pergunto…não é isto simplesmente maravilhoso?

 

Finalizando:

 

Ao ouvirmos estas gloriosas passagens das santas escrituras; que nos tem mostrado o que os cristãos de Cristo, são…e o que hão de ser… é bom lembrar de novo que seremos semelhantes ao Senhor em seu corpo glorificado.

 

Pergunto; valerá a pena…seguir este glorioso Senhor, e estar preparado para morar com o Senhor eternamente na glória da casa do Pai, ou não?..

 

Certamente; que será a melhor decisão da nossa vida em tempo de vida terrena; porque a sagrada escritura, é a verdade de Deus, para nossa preparação.

Aceitemos o sacrifício de Jesus, e o seu precioso sangue da redenção, e estaremos preparados, para irmos para um bom lugar no futuro.

 

Se alguém ouve esta mensagem, e não é ainda uma pessoa salva…faça hoje a sua decisão para Jesus; e procure na sua área uma igreja evangélica, onde se ministra o novo nascimento, e procure do ministro, o que fazer para ser uma pessoa salva.

 

Quanto aos cristãos de Cristo; pensemos bem no nosso texto…Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado, o que havemos de ser, mas sabemos que quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é o

Veremos. Amem e amem.

 

 

 
, Powered by Joomla!; Joomla templates by SG web hosting