Home ESTUDOS BÍBLICOS LIVRO n. 04 - BASES SÓLIDAS DO CAMINHO DA FÉ V - A Cura Divina

Menu


Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/igdejeco/public_html/site/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99
V - A Cura Divina PDF Imprimir E-mail
Escrito por adelino   
Qua, 09 de Maio de 2012 19:51

 

Estudo Bíblico

A CURA DIVINA

 

Autor

Pastor; Adelino De Sousa

618 Monterey Pine Drive; Fuquay-Varina, NC 27526-2571 USA

Tel. (919) 346 0640

 

Paz seja convosco:

                                                                               (Estudo Nº649)

O Tema bíblico para nossa meditação; é sobre a

CURA DIVINA:

 

INTRODUÇÃO:

As santas escrituras, tem da parte de Deus, vários temas, que devemos estudar, tanto na parte histórica, quanto profética, e outros, nos quais, e através do ensino, ficamos conhecedores do plano divino relativo ao homem, e também ao próprio mundo terreno.

 

Nesse plano, descobre-se particularmente a Redenção da humanidade, no sacrifício vicário de Cristo; e nessa redenção, fazem parte: A salvação, a libertação, e cura física do homem que aceita pela fé, esse sacrifício do Filho de Deus.

 

Esse sacrifício perfeito de Jesus Cristo, tem por fim, apresentar o homem a Deus Pai, santificado no corpo, alma e espírito, como está escrito em: 1ªTessl.5:23 que afirma:

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis, para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Nas santas escrituras, tanto no Velho, quanto no Novo Testamento, encontram-se muitas e variadas passagens bíblicas, relativas a milagres de toda a ordem e incluindo muitas curas físicas, que Deus operou, através da fé, e como para Deus, não há acepção de pessoas, também nós nestes dias, poderemos usufruir, das mesmas bênçãos

 

Esta mensagem, sendo mais direccionada para os cristãos bíblicos, todos nós porém, podemos receber de Deus pela fé o que a bíblia afirma…

 

Pag.1ª

 

Desde o princípio deste estudo bíblico, eu desejo deixar bem entendido que embora exista, nestes dias uma luta, de certas denominações, para encurtar a benfazeja mão de Deus, na distribuição dos seus dons espirituais, á sua igreja, incluindo os dons de curar…Eu, creio que Deus os deseja dar a quem lhos pedir….1ªCort.12:9

 

Contudo, eu tenho visto esses dons em operação, em vários servos de Deus, e, sei que Deus, que é imutável, e segundo o seu carácter, não poderá jamais, fazer acepção de pessoas…

 

Os seus dons, também não terminaram com a primitiva igreja, não só porque; não existem bases, para essa afirmação, como também, a manifestação do Espírito, é dada a cada um, para o que for útil…como diz em 1ªCorit.12:7…bem como pela evidencia, ao longo da história da igreja, e particular mente nos últimos séculos.

 

Devemos partir deste principio de que Deus, não pode ser injusto, e que a sua palavra, nunca jamais, poderá ser alterada, e que essa mesma palavra, é igual para todas as gerações.

 

Desta maneira, eu creio que; a CURA DIVINA; é também para os nossos dias, se realmente cremos que Deus não muda, e se tivermos fé no que a palavra de Deus afirma…

 

Tomemos o ensino de Deus, já desde o V.T., acerca do carácter divino, na sua provisão para a humanidade. E na autoridade da sua palavra, e apliquemos essa autoridade, á nossa vida, ao nosso corpo, e recebamos pela fé o que ela nos revela…

 

Vejamos duas passagens básicas das santas escrituras…como exemplo:

Em Prov.3:1-2&8 que afirma: Filho meu, não te esqueças da minha Lei, e o teu coração guarde os meus mandamento…Porque eles aumentarão os teus dias, e te acrescentarão anos de via de paz.

E, o V.Nº8 diz:

Isto, será remédio para o teu umbigo, e medula para os teus ossos…

Também em Prv.4:20-22 afirma: Atenta para as minhas palavras, porque são vida para os que as acham, e saúde para o seu corpo.

Deus honra a fé simples dos homens, que Nele crêem…

 

 

Pag.2

 

Também nas santas escrituras, aprendemos, que muitas pestes, e doenças, vieram ao mundo, e ainda virão, e também as suas causas.

 

Entretanto as santas escrituras, também nos revelam, que Deus, tem autoridade sobre todas essas mazelas, que afligem a humanidade, e naturalmente deseja curar os enfermos, quando eles reconhecem tanto a origem dessas situações, como a autoridade do poder de Deus.

 

O autor deste estudo, reconhece a ciência médica, a qual também provém de Deus, como também em tantos outros campos científicos que resultem em bem da humanidade, mas também creio que todos compreendemos que existem limites, e que finalmente, de uma outra forma, não podemos reter a vida, e um dia tanto uns como outros, morrem. Ou com enfermidades, ou sem elas.

 

E, isto, porque está ordenado ah homem morrer uma vez, vindo depois disso o juízo. Heh.9:27…Bem como em Gen.3:17 que afirma: No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes á terra; porque do pó foste tomado; porquanto é pó, e em pó te tornarás.

 

Devemos dar graças a Deus pelos médicos e pelo pessoal de enfermagem, e por oh hospitais e casa de misericórdia, e pela ciência que Deus tem dado aos homens.

 

Eu, uso dizer que se não existissem os hospitais e os médicos, o mundo terreno, estaria cheirando mal de podre, devido ás enfermidades, e ás pestes…

 

Entretanto, enquanto na ciência médica em questão existem limitesEu, creio que Deus, é ILIMITADO, e que o Senhor pode e quer curar todos os enfermos que exerçam fé Nele e nas sua palavras… e a bíblia, esta cheia de milagres…

 

Este estudo, é um pouco do muito que a bíblia revela:

E nesta altura do estudo, vamos ler quatro textos sagrados de introdução a este estudo Bíblico, para basearmos toda a nossa meditação.

 

 

Pag.3

 

Assim diz a palavras de Deus em Êxodo 15:26…(ler)

 

Neste texto sagrado, devemos desde o princípio compreender que a promessa de Deus, que afirma…Eu sou o Senhor que te sara… Está condicionada ao princípio do verso que afirma 4 coisas: que são o fundamento da bênção, ou sejam…

 

1º Ouvir atento a vós de Deus

2º Obrar o que é recto aos seus olhos

3º Inclinar os ouvidos aos seus mandamentos

4º Guardar os seus estatutos.

 

O Segundo texto, encontra-se em Isaías 53:4-5 que diz:

Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputámos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos trás a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos saradas.

 

Também neste texto, devemos colher 4 coisas importantes, relativas á fé no sacrifício de Jesus, profetizado, centenas de anos antes do acontecimento, ou sejam:

1ºJesus foi Ferido por nossas transgressões.

2ºJesus foi Moído pelas nossas iniquidades.

3ºJesus foi Castigado para nos trazer a paz.

4º Pelas pisaduras de Jesus, nelas fomos Sarados.

 

O Terceiro texto, encontra-se em: 1ªPedro 2:24 que afirma referindo-se ao sacrifício de Jesus Cristo, agora já executado;  nestas palavras:

Levando Ele mesmo em seu corpo, os nossos pecados sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

 

 

Pag.4

 

O Quarto texto; encontra-se em Isaías 55:10-11 que diz.

Porque assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não torna, mas rega a terra, e a faz produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come.

Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo que a enviei.

 

Também este texto sagrado, REVELA A AFIRMAÇÃO PEREMPTÓRIA de Deus, naquilo que a sua palavra afirma….A sua palavra prosperará…ou seja…DÁ BONS RESULTADOS…

 

Após esta introdução e leituras sagradas; meditemos em

5 aspectos principais deste estudo de Cura Divina:

 

Primeiro: A questão da fé, curas, e causas das enfermidades e morte nos crentes e descrentes:

 

Segundo: A autoridade da palavra de Deus tem a solução.

 

Terceiro: Obtendo os benefícios pela obediência.

 

Quarto: Actos da misericórdia de Deus no sofrimento das pessoas.

 

Quinto: A cura pela oração com imposição das mãos dos servos de Deus, e a unção com a azeite em nome do Senhor.

 

Meditemos no Primeiro aspecto:

A questão da fé, e causas das enfermidades e morte nos crentes e descrentes.

 

Após estas leituras sagradas; que foram lidas dos nossos textos… é importante ter em mente que a palavra de Deus, é Espírito e Vida, e que somente pela fé, podemos também nós, como os outros do passado, alcançar os benefícios das promessas de Deus, exaradas nestas escrituras.

 

Porque finalmente, sem fé, é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam…Heb.11:6

 

Pag.5

 

E a fé, é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem…Heb.11:1

 

Entretanto, há no meio até dos crentes evangélicos, muitas perguntas, sobre a questão da cura divina, e causas das enfermidades, e por vezes as respostas para muitos dos problemas, nesse aspecto e outros, são várias, e por vezes algumas das respostas, até vem em forma de julgamento, da parte de Deus.

 

Existem causas, por falta de fé, outras causas, tem a permissão de Deus, por razões que não conhecemos, e ao longo deste estudo, creio que Deus, nos dará o ensino suficiente, para actuarmos pela fé, e sermos participantes das suas santas promessas.

 

Também este facto do julgamento de Deus, na vida dos cristãos; não pode ser colocado de parte…. Porque é muito melhor que os servos de Deus, enfrentem nesta vida o tribunal divino…….. do que no outra lado da vida, a condenação. 1ªCort. 11:30-32

 

 

E, ainda que devemos continuamente, fazer exame á nossa consciência, e ver se alguma falta, ou pecado contra Deus, ou o próximo, possa existir, e possamos rever as situações, pedindo o perdão…devemos também compreender que a misericórdia, triunfa do juízo, e Deus, não deixará só a alma que lhe clama….Tiago 2:13

 

Os seguidores de Jesus Cristo, tem do seu Senhor, as promessas das suas palavras, nas quais se devem firmar, actuando em tudo pela fé, e esperando ver o bom resultado, da palavra por Deus enviada…porque ela não voltará para Deus vazia…

 

E, se alguém, não tiver fé suficiente para receber de Deus a cura do seu corpo, saiba contudo, que são muitos os que no mundo passam por as mesmas dificuldades….E, importa também saber, que se a casa desta tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna nos céus. 2ªCort.5:1

 

Pag.6

Ao longo da história da bíblia sagrada, são muitos os casos, e muitas as pessoas que receberam a sua cura, exercendo a sua fé em Deus e naturalmente na sua palavra escrita.

 

Também, as escrituras nos revelam, muitas e variadas razões, porque os povos, e até o povo de Deus sofreram com as enfermidades, e todos nós precisamos de aprender com isso.

Meditemos em duas das causas: Sofrimento infligido ao povo de Deus…E a Desobediência a Deus.

 

O nosso texto em  Êxodo 15:26, alerta-nos para o facto, de que o Senhor colocou no povo do Egipto, várias enfermidades, por uma causa grave, que foi de (ESCRAVIZAREM) o povo de Deus.

 

Ao mesmo tempo; isso deveria servir de aviso ao povo de Deus, o povo de Israel, de que eles deveriam ser um povo diferente, andando no temor de Deus, e que deveriam guardar os seus ensinamentos.

 

Este grave problema das enfermidades sobre os Egípcios, era o julgamento que Deus tinha decretado várias centenas de anos antes, porque Deus vê as coisas com antecedência…E isto, aconteceu como foi dito a Abraão, quando Deus o chamou para ser seu servo, e nele o seu povo escolhido do V.T.

 

Assim diz em Génesis 15:13-14…

E disse Deus a Abrão. Saibas, de certo, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua, e servi-los-ão; e afligi-los-ão quatrocentos anos.

Mas também Eu julgarei a gente, a qual servirão, e depois sairão com grande fazenda.

 

A história de Israel no Egipto, é bem conhecida do povo cristão, e não só, como o povo de Deus sofreu ás mãos de seus exactores. E Deus que é justo, não podia deixar de punir o Egipto, até porque já lhes tinha decretado o seu julgamento.

 

Na história no Egipto, certamente eles sabiam que o Deus de Israel, tinha mandado para lá no passado um Hebreu chamado de José, que livrou aquela Nação de morrer á fome, o qual veio de escravo, a ser o 1ºMinistro do Egipto.

 

 

Pág.7

 

Infelizmente, em vez de se mostrarem gratos ao povo Hebreu, e tratá-los com dignidade, pelo contrário, os escravizaram…

 

Por essa causa, Deus decretou 10 pragas, sobre o Egipto, e além da destruição, foram várias as enfermidades que afligiram aquele povo, e em Deut.7:15 afirma que Israel, bem conhecia as doenças dos Egípcios.

 

A outra causa grave…é a DESOBEDIÊNCIA a Deus.

 

Em Deut.28:27-28, Deus avisava Israel, que se eles fossem desobedientes ás Leis Divinas; tais doenças; que vieram sobre o Egipto, como as ÚLCERAS, as HEMORRÓIDAS, a SARNA, a COCEIRA, a LOUCURA, a CEGUEIRA, e o PASMO DE CORAÇÃO, de que não teriam cura…viriam sobre o seu próprio povo.

 

A desobediência; é uma das causas de enfermidades, e muitas vezes  incuráveis!…O homem, e particularmente, os servos de Deus, precisam de vigiar suas vidas, se elas estão dentro dos parâmetros bíblicos, ou não, porque são várias as vezes que acontecem dificuldades, e parece não termos discernimento das causas.

 

Eu, uso dizer que os crentes em Deus; os seus servos; tem atrás deles, diariamente, um TRIBUNAL DIVINO, julgando a sua vida, para não sermos condenados com o mundo. 1ªCort. 11:30-32

 

Ao longo da história, o povo de Deus, por causa da sua desobediência, tem sofrido muito nas Nações, para onde peregrinaram, mas também essas Nações, tem sentido a mão pesada de Deus.

 

Entretanto, o autor das enfermidades, e problemas de toda a ordem, é satanáz…ele, veio para matar, destruir e roubar…João 10:10…Mas o homem que sabe disto, também sabe, como evitar essas destruições, porque isto acontece com a sua desobediência a Deus, porque o Senhor lhe retira a sua protecção, e ele fica exposto ao perigo.

 

 

Pag.8

 

NA BÍBLIA, encontram-se vários nomes de doenças que atingiram, e atingem varias pessoas, tais como:

 

Enfermidade muscular…Mão mirrada…Mat.12:10….

(Paralisia) …Marcos 2:3   ( Hemorragias sanguíneas)…Mateus 9:20

(Hemorróidas) …1ªSamuel 5:6   (Lepra)…S. Lucas 17:12

(Sarna) …Levítico 21:20   (Úlceras)…Apoc.16:2  (Disenteria)…Act.28:8

(Cegueira) …Mateus 9:27   (Demência)…Mateus 17:15 e tantas outras, que afligem a humanidade…

 

Entretanto; existem enfermidades, que a bíblia revelas as causas;  contudo, existem outras que as causas não estão reveladas, e alguns morreram dessas enfermidades.

 

Por exemplo o Patriarca Jacob, morreu de uma enfermidade:

Diz em Gen.48:1…E aconteceu que depois destas coisas. Disseram a José: Eis que teu Pai está enfermo. Então tomou consigo, os seus dois filhos Manasses e Efraim.

E, depois de o Patriarca profetizar sobre todos os filhos, diz em Gen.49:33 estas palavras.

Acabando pois Jacob de dar mandamentos a seus filhos, encolheu os seus pés na cama, e expirou, e foi congregado ao seu povo.

 

O Rei Acazias, morreu por ter tido uma queda, a qual lhe causou uma doença, e morreu da doença, porque era idólatra, e não buscou a Deus, antes mandou consultar a baal zebube, e Deus lhe mandou um recado por um seu servo, dizendo….

Porventura, não há Deus, em Israel…Portanto, da cama a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás..2ªReis 1:2-6 : A causa da sua morte, foi a sua IDOLATRIA.

 

O Rei Uzias, chamado também de Azarias, reinou 52 anos em Jerusalém, tendo sido muito bom Rei, se envaideceu, querendo oferecer a Deus o incenso no altar, sendo que este trabalho, somente os sacerdotes o podiam fazer….

Sendo repreendido, ficou indignado, e o Senhor o feriu de LEPRA, como está escrito em 2ªCrónicas 26:16-23…

A causa desta enfermidade…Foi a sua exaltação…

 

 

Pag.9

 

O moço do Profeta Eliseu, ficou leproso, como nos narra a palavra de Deus em; 2ªReis 5:20-27..

Qual a causa?...MENTIU ao profeta, e o profeta disse; Portanto a lepra de Naamá se pegará a ti, e á tua semente para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve…Verso 27

 

Morte por causas naturais:

 

Acerca do Profeta Eliseu; diz a escritura que ele morreu de uma doença: e não nos é revelada a causa dessa doença…temos que compreender também que a maior parte das mortes, são por causas naturais….

 

As causas naturais,..São aquelas que pelo facto, da velhice, as células que nos compõe a vida biológica, se extinguem pelo tempo, e os órgãos, não podem continuar as suas funções.

 

Assim diz em 2ªReis 13:14…E Eliseu estava doente da sua doença de que morreu; e Joás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto.

 

Esta, é a LEI UNIVERSSAL…decretada por Deus, precisamos de aceitá-la sem reservas…com a velhice….os corpos, perdem o vigor da juventude, e também os órgãos, ficam cansados de trabalhar, a pele encorrilha, enruga, os ossos enfraquecessem, os nervos enfraquecem…tudo acaba…

Foi Deus que decretou esta maldição por causa da queda dos nossos primeiro pais…e ela continua….Do pó foste tomado, e em pó te tornarás

Gen.3:19 e em Heb.9:27 afirma que está ordenado ao homem, morrer uma vez, vindo depois disso o juízo.

 

Portanto, é natural que até os santos morram de doenças, pelas causas expostas que afectam a vida biológica….E, naturalmente a ciência médica, explicará isto muito melhor do que eu…

 

Pag.9ª

 

A ciência médica, tem ultimamente inventado máquinas, que prolongam a vida aos enfermos, por mais algum tempo…Mas se desligarem essas máquinas…as pessoas morrem…

 

E, eu pergunto…Que proveito veio em manter a vida da pessoa, como um chamado (vegetal)?..

Desta situação; somente veio mais sofrimento, para o doente, e mais gasto de dinheiro para a família...

 

A regra divina e geral, com algumas excepções, acerca da vida e da morte, é como nos diz no Salmo 90.10..

A duração da nossa vida, é de 70 anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a 80 anos, o melhor deles, é canseira e enfado.

 

 

Por mais que a ciência tente em prolongar a vida, ou tente descobrir o chamado segredo da eterna juventude, é pura ilusão… visto que segundo as santas escrituras;  Ninguém pode fugir á LEI UNIVERSAL de Deus, que está ordenado ao homem morrer uma vez, vindo depois disso o juízo.

 

Eu, não creio na chamada EUTANÁZIA…Mas o que creio, é que as pessoas devem morrer com dignidade, e sem que tenham sido forçadas a viver, ou com máquinas, ou até com remédios, que de antemão, se sabe que só lhes prolongarão a vida por algum tempo no sofrimento..

 

E, além de tudo mais, maior é o sofrimento da família, e maiores são os gastos que muitas vezes, são parcos, e arruína a família…Depois dos 70-80 anos…Se adoecemos…Chegou a hora de partir, porque queiramos ou não…é um decreto divino…

 

Outro sim…importa estarmos preparados, para nos encontrar com Deus, perdoados e salvos, porque ao deixar o nosso corpo mortal, vamos ter um lugar glorioso na casa do Pai, e um corpo incorruptível…S. João 14:1-3 e 1ªCorit. 15:52-55

 

 

Pag.10

 

Ainda sobre Eliseu, este grande homem de Deus…Eu creio, que a porção dobrada que Eliseu pediu a Elias, quando este foi arrebatado ao céu….essa (porção dobrada) do poder do Espírito Santo no seu corpo, ainda nele permanecia, mesmo depois de morto…e no seu sepulcro…

 

E isto, é simplesmente maravilhoso….Porque passado cerca talvez um ano desde a morte deste profeta de Deus, e quando os coveiros, estavam a sepultar um homem no mesmo cemitério, e tiveram de fugir, sem enterrar o morto, por causa de tropas moabitas.

 

Então, atiraram o corpo do homem morto para dentro do sepulcro de Eliseu, e fugiram….Mas…quando este corpo morto, tocou o corpo morto do Profeta…e este homem morto, REVIVEU, e levantou-se sobre os seus pés, como diz em 2ªReis 13:20-21

 

Nos ossos de Eliseu, ainda havia o poder de Deus, para dar vida a um morto!...

 

Os ossos dum homem de Deus, ressuscitarem um morto?...Realmente, isto, é muito profundo, para nosso entendimento, mas como está escrito na palavra de Deus, é a verdade…Deus seja para sempre exaltado… louvado e adorado.

 

Ainda que este, é um caso isolado, de um homem que recebia e proclamava a palavra de Deus, e ela é Espírito e Vida..João 6:63…é muito provável que a unção de Deus nos seus servos, nos seus vasos, que ministram com verdade a sua palavra, e o servem com sinceridade e temor de Deus, possam também levar consigo no seu corpo a unção que em vida receberam…

 

Em Apoc.14:13 diz:

Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor; Sim diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam.

 

Também em Heb.11:4 afirma…Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ELA, depois de morto, ainda fala.

 

Pag.11

 

Os homens e mulheres de Deus, que graciosamente a Deus serviram em prol do seu próximo, deixaram e deixam a sua influencia de vasos que Deus consagrou ao seu serviço, e muitos ficaram com os seus escritos na bíblia sagrada, e outros, escreveram livros que inspiram, mensagens que se lêem, e pregações que se ouvem, ao longo dos séculos.

 

E, como o testemunho de fé de Abel, também estes, ainda depois de mortos, continuam a falar…

 

Certamente, eu creio que os corpos dos servos de Deus, que fielmente, o serviram, e por eles, muitos chegaram ao conhecimento de Deus, e se converteram, e outros, receberam cura nos seus corpos…devem com dignidade e respeito, ser lavados ao sepulcro, sabendo que ali vai o corpo de uma santa, ou santo homem de Deus, que o Senhor ungiu, com o poder do Espírito Santo.

 

Porque finalmente: Preciosa é á vista do Senhor a morte dos seus santos…Salmo 116:15

 

Eu creio que Abraão, também morreu de morte natural…Diz em

Génesis 25:7-8…Estes são os dias dos anos de Abraão, que viveu 175 anos, e Abraão expirou e morreu em boa velhice, velho e farto de dias, e foi congregado ao seu povo.

 

Finalmente; e como atrás foi dito, a morte, é uma Lei universal, e a maior parte, do povo, morre de velhice!...

 

O importante, é morrer em paz com Deus, porque desta forma, a morte dos santos, é preciosa á vista do Senhor…

 

Vejamos ainda outros aspectos de fé, de doenças, de  curas, de mortes e ressurreições…

 

Primeiro: A sogra de Pedro, jazia com febre, e Jesus ao tocar em seu corpo, ela ficou curada da sua doença…Mat.8:14-17

 

Segundo: Lázaro, morreu de uma enfermidade, e passado 4 dias, Jesus foi ao seu sepulcro, e mandou-o sair para fora dele, e Lázaro ressuscitou.

João 11:1 & 41-44

 

 

Pag.12

 

Terceiro; Dorcas, que estava cheia de boas obras, adoeceu e morreu, e Pedro foi chamado, e a ressuscitou pelo poder de Deus. Actos 9;36-37

 

Quarto; S.Paulo ao visitar o pai de Governador da Ilha de Malta, que esta enfermo; e ao colocar as suas mãos sobre ele…este homem foi curado, como diz em Actos 28:8…E depois, muitos mais foram curados pele fé, como nos diz o Verso Nº9

 

Quinto; O próprio S. Paulo, sofria de um espinho na carne, e fosse qual fosse esse espinho, o Senhor apenas lhe disse…A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza…2ªCort.12:8-9

 

Sexto; Também este santo homem de Deus, que o Senhor usou para curar os outros, certo dia, deixou um companheiro do Ministério doente em Mileto, cujo nome era Trófimo…2ªTimt.4:20

 

Entretanto, não está aqui neste estudo, enunciar todas as causas de doenças, e suas curas, ou não, mas sim fazer entender o suficiente sobre o assunto em questão….

Graças a Deus pelos hospitais, médicos e pessoal de enfermagem, que exercem uma nobre profissão, no cuidado, e na ajuda no sofrimento das pessoas, mas também eles reconhecem que tem limites, enquanto Deus, é ILIMITADO, e pela fé, muitos tem sido curados, e ressuscitados.

 

Também ao longo da história bíblica, e não só, teriam sido, e são feitas muitas interrogações nas pessoas salvas, servos de Deus, acerca das razões, ou causas, porque por vezes, tais pessoas, são também afligidos com várias enfermidades…

 

Muitas tem sido as vezes, que aqueles que proclamam as verdades sagradas, eles próprios, bem consagrados e santificados, enfrentam esses problemas de saúde…E até são assaltados pela dúvida, e tem que resistir a ela…

 

Outros porém; que ouvem a palavra de Deus, pela primeira vez, recebem imediatamente a cura da sua enfermidade…

 

Pag.13

 

Tem havido, muitos servos de Deus que tem tentado dar algumas respostas sobre o assunto, mas enquanto umas são aceitáveis, outras, porém, NÃO.

 

Como se poderá compreender que vários servos de Deus, oram pelos enfermos e eles são curados, enquanto eles próprios sofrem de alguma doença?.. Tais servos de Deus, tem uma luta ainda maior, quando isso acontece, e contudo, até tentam esquecer o seu problema, para proclamar a cura divina. E abençoar os outros…

 

Como já foi mencionado o caso de S. Paulo, e até o Próprio profeta Eliseu que ressuscitou o filho da sunamita, 2ªReis 4:34-35 e ele próprio morreu de uma doença…e o mesmo se passa em nossos dias…

 

O que tem sido visto nas escrituras até este ponto, creio que é um balanço correcto, até porque o próprio Jesus na sua comparação das coisas espirituais, DISSE,

Que os sãos não necessitam de Médico, mas sim os doentes. Mat.9:12, mas, para nosso encorajamento nas aflições, vamos lembrar algo mais nas escrituras, porque Deus, continua em controle da vida do seu povo.

 

1º Cada pessoa que crê em Deus, tem o direito de receber de Deus, o que Ele promete na sua palavra…Porque o Senhor continua a afirmar…Eu sou o Senhor que te sara….ÊXODO 15:26

 

2º Jesus Cristo, levou no seu corpo os nossos pecados, sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, vivêssemos para a justiça, e pelas suas feridas fomos sarados…2ªPedro 2:24

 

3º Que para Deus, não há acepção de pessoas…Acto, 10:34

 

4º Também temos de ter em conta, que Deus não pode mentir…Heb.6:18

 

5º Se porventura, está doente, e crê em Deus, não desanime; Resista pela fé com a palavra de Deus, e com o Deus da palavra, confessando a sua cura, porque fazendo isto, está odiando o diabo que é o autor do mal, e está crendo no poder de Deus.

 

 

Pag.14

 

O problema do Patriarca Job:

 

Visto que vivemos de toda a palavra que sai da boca de Deus, Deut. 8:3 e Mat. 4:4, então eu não vejo mal algum que possamos estudar o problema deste homem de Deus, e compreender que ainda que vivemos no N.T. poderão haver situações idênticas nos servos de Deus em nossos dias…

 

1º Quem era este Patriarca Job ?..

2º O é que lhe aconteceu?..

3º Quem permitiu a sua tragédia?..

4º Qual a razão ou causa das tragédias e sua doença?..

 

O assunto, é deveras muito importante, porque há alturas na nossa vida, que não compreendemos muitas coisas que atingem os servos de Deus, nem os seus propósitos.

 

Vejamos a Leitura sagrada em Job.1:1-8 que diz: (ler)

 

Esta santa leitura; revela bem o carácter deste homem de Deus, também a sua abastança, sua posição, sua família temente a Deus, e além de tudo, o mais importante desta leitura, é que:

O próprio Deus, deu testemunho deste homem ao próprio diabo, acerca da vida de fé, e de sua conduta moral e espiritual irrepreensível, e educação de seus filhos…

 

Nada havia de mal neste homem de Deus…Este testemunho, é o maior galardão, que jamais alguém pode receber de Deus…Era sincero, era recto, era temente a Deus, e desviava-se do mal…E, por vezes, eu pergunto nas minhas meditações….Será que Deus, poderá dizer de nós as mesmas palavras?

 

O Facto, é que no verso Nº8…o Senhor disse ao diabo, que não havia na terra, homem semelhante a ele…

 

Então, o que é que estava mal neste homem para sofrer tão grande calamidade, nas suas possessões, seus empregados, sua família, e sua saúde?

Mas o facto aconteceu…e nada de errado havia neste homem de Deus.

 

 

Pag.15

 

Em continuação da leitura de Job 1…Encontra-se a grande tragédia na vida deste homem…

1º Vieram os Sabeus, e roubaram-lhe os bois e mataram os empregados. Verso 13:15

2º  Veio fogo do céu, e queimou as ovelhas e os moços. V.16

3º  Os Caldeus, roubaram-lhe os camelos e mataram os criados.V.17~

4ª  Um grande vento, um ciclone, destruiu a casa onde estavam os seus filhos, e morreram todos.V.18-19

 

Agora, com tal tragédia na sua vida…este grande e próspero lavrador do médio Oriente, este grande servo de Deus, ficou atónito…e foi orar a Deus, uma curta oração dizendo:

E disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor. V.21

 

Pergunta…Qual o pecado, ou causa desta situação trágica do servo do Senhor?...

Naturalmente, Job, estava alheio ao que se passava no céu….Mas no céu, tinha havido uma reunião de Deus e dos filhos de Deus, ou seja com ao seus Anjos… onde satanáz, também tinha tomado parte

E Deus chamou-lhe a atenção, se ele tinha OBSERVADO o seu servo Job, que não havia homem semelhante a ele!...V.8

 

E o diabo desculpou-se que Deus o tinha abençoado muito, e que por isso, ele era um bom homem, mas se Deus lhe tocasse em tudo o que ele tinha, então Job, iria blasfemar de Deus…V.11…

 

Pois bem, Deus permitiu que satanáz tocasse nas propriedades e família de Job e lhe destruísse tudo, e mesmo assim o servo de Deus, não pecou contra o seu Senhor…V.22, eu creio que cabe aqui dizer as palavras de Jesus em João 10:10 que o diabo, veio para matar destruir e roubar….

 

Deus, conhecia a fibra espiritual e moral do seu servo…E, no meio daquela calamidade, Job continuou sua vida…esperando em Deus no seu dia a dia, para recomeçar sua vida de novo.

 

Pag.16

 

Passado algum tempo…houve outra reunião igual no céu com Deus e seus anjos, e satanáz, também veio assistir e apresentar-se perante o Senhor, e Deus, fez-lhe a mesma pergunta…

 

Observaste o meu servo Job?..

Desta vez, satanáz disse a Deus, pele por pele, e tudo quanto o homem tem, dará pela sua vida.., e Deus lhe disse, Eis que ele está na tua mão, poupa porém, a sua vida…

E, desta vez, satanáz, feriu ao servo do Senhor com uma chaga maligna, dos pés, á cabeça, a qual levou sua própria mulher a dizer…amaldiçoa a Deus e morre…

 

Assim diz em Job 2:1-9 (ler)

 

Pergunto…Que mal tinha feito Job, para enfrentar estas situações?..

 

Naturalmente, nem ele tinha feito algo que justificasse esta tragédia da sua vida, nem era tampouco a vontade de seu Senhor….Deus, permitiu ao diabo fazer este trabalho de destruição, para lhe provar a fidelidade do seu servo, e Job, continuava alheio ao que se passava no céu…

 

Eu, creio que é justo dizer, que como Deus, é SUBERANO, pode permitir coisas que os seus servos não tem ideia das causas…

 

E ao saberem desta aflição de Job, três amigos dele, se vieram condoer do seu estado, e todos ficaram (mudos) durante 7 dias, e 7 noites, porque a sua dor, era muito grande…Job 2:13

 

Finalmente Job, falou para amaldiçoar o dia em que tinha nascido, e que preferia nunca ter nascido…Job 3.1-26

 

Então foi a vez dos amigos lhe apontarem os seus pecados e o acusarem….. infelizmente, (são muitos os juízes,) que estão preparados, para acusarem os servos de Deus, quando estes, tem algum problema, e estes, são dos que também crêem em Deus!…

 

Pag.17

 

Eu creio que, cada cristão que se presa do seu nome, deve com cuidado, evitar juízos prematuros dos problemas de seus irmãos, porque creio, que se estudarmos com cuidado as escrituras, vamos nelas encontrar, a permissão de Deus, nas aflições que vem aos seus servos.

 

Em Apoc.2:10 o Senhor disse: Nada temas das coisas que hás de padecer…e esse padecimento, ao longo da história da igreja, resultou, em prisões, e mortes por privações, como ainda hoje acontece em Nações Islâmicas e comunistas, e outras, aflições por torturas, e até muitos milhares de mortes violentas, como na Inquisição.

 

Em respeito a Saulo de Tarso: O Senhor disse a Ananias…Vai, porque este, é para mim um vaso escolhido, e eu lhe mostrarei, quanto deve padecer pelo meu nome. Act.9:16

 

O facto é que pela natureza da luta espiritual, da vida e tarefa dos servos de Deus, ela só por si, é um sofrimento mental, e espiritual, que muitas vezes, afecta o nosso sistema físico…isto, não pode ser posto em causa, e muito particularmente, os líderes.

 

Entretanto, com esta passagem bíblica do V.T. acerca de Job,  eu não quero dizer que todos passam por aflições idênticas,  tendo Deus em vista um idêntico propósito,  mas sim, que Deus ainda pode permitir algo que concorra para sua maior glória, e bênçãos dos seus servidores.

 

E finalmente; esta história de Job, prova a SUBERANIA de Deus, prova o poder de Deus, prova que há coisas nas intenções de Deus, que desconhecemos totalmente, e também Job não sabia o que se passava no céu…

 

O que é facto, é que as aflições e sofrimento do servo de Deus, resultou em maior glória, maior abastança, e mais exaltação, como se lê em;

Job 42:10-17…(ler)

 

A Deus, seja dada toda a glória, porque Ele continua em controle do universo, e até um só cabelo da nossa cabeça, não cai sem a sua permissão. Daniel 3:27 Mat. 10:30.

 

 

PÁG.18

 

Por vezes, há adversidades, e aflições que nos acontecem, e ficamos muito pensativos, e até chamamos á memória, a nossa consciência, fazendo um profundo exame, e por vezes, até andamos pensativos ou desorientados com os acontecimentos…Contudo, temos ainda de Deus, um bom concelho…

 

Creio que ainda que seja difícil, de compreender, o Senhor diz em Efe.5:20 que em tudo devemos dar graças…

 

E, em Rom.8:28 afirma que todas as coisas, contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.

 

E, em Rom.8:18 diz:

Que as aflições deste tempo presente, não são para comparar com a glória, que em nós há de ser revelada.

 

E em Rom.11:34…diz ainda…Porque quem compreendeu o intento do Senhor?...Ou quem  foi o seu conselheiro?.. e o V.36 afirma: Porque dele e por Ele são todas as coisas; glória pois a Ele eternamente. Amem.

 

Se existe alguma intenção do Senhor, no sofrimento, ou padecimento dos servos de Deus, não o podemos disputar, mas clamar, a Deus, para que passem as calamidades, e resistir a elas, e até se for o caso, devemos pedir a Deus o perdão, por nossas faltas ou pecados, porque aparte das excepções á regra…todo o mal, procede do diabo.

 

De Deus, só vem boas dádivas e dons perfeitos. Tiago 1:17

 

Este primeiro aspecto do nosso estudo, acerca: da Fé, causas de enfermidades, e mortes, não poderá ser ainda terminado, sem que sejam mencionadas outras passagens bíblicas, como por exemplo:

 

2ºExemplo:  A causa, e cura de um cego de nascença…

Em João 9:1-3…Os discípulos de Cristo, fizeram a célebre pergunta…Rabi, quem pecou, este ou seus pais para que nascesse cego?..Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.

 

Pag.19

 

Havia um propósito de Deus neste assunto. Mas ninguém o sabia…Um dia a cura deste homem, iria ser para glória de Deus, e confusão dos eminentes religiosos de Israel…

 

O facto, é que Jesus curou este homem, e da maneira como o curou, se fosse hoje, e um médico oftalmologista, visse o que Jesus lhe fez, teria chamado a policia para que o prendessem.

 

Diz em João 9:5-6 que Jesus cuspiu na terra, e com a saliva, fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe…Vai, lava-te no tanque de Siloé, (que significa o enviado), foi pois, lavou-se e voltou vendo…

 

É claro, que este milagre, causou muita celeuma, e muita alegria na sua família…e até os conhecidos, se interrogavam se realmente ele era o que dantes era cego ou não…

 

E quando a caso chegou aos senhores religiosos, o fim deste homem, foi ser expulso da Sinagoga, não sem que antes este homem dar uma das boas lições de moral aos senhores teólogos, e por cima de tudo, o milagre foi feito no sábado…Assim diz em João 9:24-41 (ler)

 

Pergunta…Quem compreendeu o intento do Senhor na história de Job, e na história deste cego de nascença?.... Realmente, somente o sabemos, porque as respostas, estão escritas na bíblia!...

 

E, EM RELAÇÃO COM AS HISTÓRIAS DE TODOS NÓS?....O problema, é que elas, não estão escritas na bíblia, por isso, devemos ter o cuidado de não nos apressarmos em fazer juízos, que podem ser errados...Porque usa dizer-se que quando apontamos o dedo indicador, para os outros, temos 4 dedos virados para nós!...

 

3º exemplo; está na doença e morte de Lázaro…

 

Em João11:1-6, relata a história desta família de três pessoas, Lázaro, e suas irmãs, e havia grande amizade entre Jesus e esta família, mas Lázaro adoeceu, e suas irmãs, mandaram dizer a JESUS, acerca da situação…

 

 

Pag.20

 

Quando a noticia chegou a Jesus, o Senhor, disse…Esta enfermidade, não é para morte, mas para glória de Deus.V.4…E, de propósito, ficou ainda ali dois dias.v.6

 

Finalmente Jesus….deixou que Lázaro morresse, e somente depois, voltou para atender o pedido das irmãs de Lázaro, e naturalmente já tinham feito o funeral…quando o Senhor ali chegou, já cheirava mal, já tinha morrido havia 4 dias…

 

Fazemos a pergunta…Quem conheceu o INTENTO do Senhor?...

 

Deus, sabe o que faz com os seus supostos atrasos, e nós muitas vezes, não o entendemos, e nos afligimos mais, com as respostas supostamente demoradas do Senhor….

 

E, o diálogo de Cristo com aquela família, e naturalmente outros amigos, começou…E chegou o tempo de Jesus proclamar…Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. V.25

 

Então começou a vir a multidão de amigos, e todos choravam, e até Jesus chorou, segundo se entende por causa da incredulidade do povo presente, que não dariam o real valor á pessoa do Senhor…V.33-36

 

Então foi a altura, do Senhor ir ao cemitério…e executar o milagre da glória de Deus, ressuscitando o seu amigo, e Jesus clamou…Lázaro, sai para fora, e ele saiu do sepulcro.

 

Finalmente; diz o V.45 que Muitos pois de entre os judeus, que tinham vinda a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele.

 

Este milagre da ressurreição de Lázaro, começou a ser o motivo da conversão de muita gente…Diz ainda em João 12:11 que muitos dos judeus, por causa dele, iam, e criam em JESUS…esta enfermidade, não e para morte, mas para glória de Deus…

 

Pergunto: Porquê, o Senhor não atendeu imediatamente ao pedido das irmãs de Lázaro?..A resposta, é… Quem conheceu o intento do Senhor?...a Deus toda a glória…

 

Pag.21

 

4º Exemplo, encontra-se na morte de Dorcas; em Act.9:36-42

 

Segundo estas escrituras, esta irmã na fé, estava cheia de boas obras, socorria todas as viúvas pobres em necessidade, com os seus trabalhos de costura, e esmolas, fazendo-lhes vestidos e túnicas.

 

Mas veio o dia em que enfermou e morreu….E, foram chamar o Apóstolo Pedro…Eu, não sei quanto tempo se passou, até Pedro chegar, mas o facto, é que ela morreu, e prepararam o seu corpo para do funeral…

 

E, quando Pedro chegou, e viu o aparato para o funeral, mandou que saíssem todos daquele quarto, e posto de joelhos disse aquele corpo morto:

Tabita…levanta-te, e ela abriu os olhos e vendo a Pedro, assentou-se…E, chamando os santos e as viúvas lha entregou viva….

 

E, o V.42, diz que isto foi notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor…

 

Quem conheceu o intento do Senhor?... O facto, é que com estas intenções de Deus, em permitir as enfermidades e morte, elas resultaram em milagres de ressurreição e conversão de muitas almas para o seu reino.

 

5ºExemplo; Encontra-se precisamente no mesmo capítulo de Act. 9:32-35 com Eneias…

 

Na obra da Missão, quando Pedro, passou por Lida, encontrou ali um  homem  cujo nome era; Eneias…

Este, já havia 8 anos que estava numa cama enfermo, e por cima de tudo, era também paralítico…

 

E Pedro ao ver este homem neste estado…disse…Eneias…

Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e fase a tua cama. E logo se levantou.

 

Sabemos nós o que aconteceu?...Todos os habitantes daquelas duas vilas, que eram Lida e Sarona, se converteram ao Senhor, como diz em

Actos 9:35…

Quem conheceu os intentos do Senhor, em permitir aquela enfermidade?...

 

 

Pag.22

 

Entretanto; ninguém deve aceitar uma enfermidade, como dão de Deus, porque de Deus, só vem boas dádivas e dons perfeitos, como diz em

Tiago: 1-17

E também;  Jesus levou no seu corpo as nossas doenças; Mat.8:17, e por isso, devemos resistir á doença, com o que está escrito na palavra de Deus, para receber de Deus a nossa cura….E, se tivermos pecado, ele deve ser a Deus confessado com arrependimento.

 

Segundo os parâmetros bíblicos:

Existem pelo menos 4 coisas relacionadas com a doença, e com a cura:

 

1º A evidência da doença, é que ela causa dor, e sofrimento; portanto ela existe:

2º É que o doente, ao ouvir o que Deus afirma em sua palavra, resiste á enfermidade, declarando que Jesus Cristo, levou no seu corpo aquela doença, e que pelas suas feridas, o enfermo foi sarado…Isso, é a proclamação da fé…1ªPedro 2:24

 

3º Que é a vontade de Deus curar os enfermos;  E que a Fé, é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem…Heb.11:1 e finalmente é isto que Deus afirma já desde o V.T.  Eu sou o Senhor que te sara…Exo.15:26

 

4º É que Deus, nos pode curar, se cremos Nele, mas muitas vezes, isso, somente acontece no tempo de Deus e não no nosso, como temos verificado em suas palavras; Porque sem que o possamos saber, existem propósitos para esse tempo.

 

Eu, creio termos meditado o suficiente para entendermos, para ficarmos esclarecidos acerca do primeiro aspecto deste estudo bíblico. Ou seja:

 

( A questão da fé, da cura, causas de enfermidades, e morte de crentes e descrentes)…

 

E, naturalmente, como também já foi esclarecido, todos os que foram curados e ressuscitados, voltaram a morrer, para satisfazer a Lei universal…De voltar-mos ao pó…..

 

 

Pag.23

 

Segundo aspecto do Estudo:

A autoridade da palavra de Deus e a solução…

 

Ao começar, este segundo aspecto do estudo, eu quero deixar bem compreendido que existem coisas FUNDAMENTAIS a considerar: E que, somente quando a nossa vida estiver de acordo com a vontade de Deus, então poderemos clamar a Deus, e receber Dele o que realmente o Senhor afirma na sua palavra….e também existem excepções!..

 

A Lei universal, é que a sentença de morte, foi decretada, desde a queda de Adão e Eva…Mas no princípio do mundo, as pessoas, ainda atingiam quase um milénio de existênciaComo por exemplo ADÃO que viveu

930 anos…Gen.5:5

 

Também Noé, morreu com 950 anos…de idade…Gen.9:29 e passado aquela GERAÇÃO, A  VIDA COMEÇOU A ENCURTAR DRASTICAMENTE…Mas quando Abrão foi chamado por Deus, ele, ouviu de Deus que em boa velhice seria sepultado…Gen.15:16…E em

Gen.25:7 8 afirma que ele morreu em boa velhice, e farto de dias…Tinha atingido 175 anos…

 

Contudo no tempo de Moisés, a vida foi ainda mais encurtada por Deus para 70 anos, e se alguém pela sua robustez, chega aos 80 anos, o melhor deles, é enfado e canseira…Salmo 90:10

Portanto se a nossa existência chega a 70 anos, devemos estar com isso agradecidos a Deus. E muitos tem até chegado aos 100 anos e mais…

 

Entretanto, o PECADO…encurta a vida das pessoas…No salmo 55:23 diz que os homens de sangue e de fraude, não viverão metade dos seus dias.

 

Contudo; neste assunto acerca da cura divina; ou em outro problema que nos afecte; O elemento da fé, de importância capital ….

Porque como já foi mencionada atrás, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem…E sem fé, é impossível agradar a Deus…Heb.11:1&6

 

E, a fé, só vem por se ouvir a palavra de Deus…Rom.10:17

Portanto a fé, é fundamental, para o fim em vista!..

 

Pag.24

 

E, nesta conjuntura….e, para obtermos as bênçãos de Deus, precisamos de

Por em prática algumas coisas fundamentais, como sejam…

 

1º Ouvir a palavra de Deus…é fundamental…

2º Crer no que Deus afirma…é fundamental…

3º Praticar e confiar no que Deus nos ensina…é fundamental…

4º Por Deus á prova…é fundamental…

Até porque, é o Senhor que o afirma em Malaquias 3:10…E depois FAZEI PROVA DE MIM….Também no Salmo 34:8 afirma: Provai e vede que o Senhor é bom…

 

E, Deus, continua a falar em suas palavras, tanto ontem, como hoje; e diz…EU SOU O SENHOR QUE TE SARA….

 

A sua palavra tem autoridade, tem poder…Quando o médico, e o remédio falha, ainda existe a esperança da autoridade da palavra de Deus…Eu, sou o Senhor que te sara…

 

A oração a Deus, não pode ser eficaz, nem obter resposta, se não cremos que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam…

 

Muitos tem encontrado a Deus nas suas aflições, com uma bem pequena oração…Por exemplo…NA HISTÓRIA DO PUBLICANO E DO FARISEU; Jesus contou  em Lucas 18:13 que o

Publicano…O pecador disse:

Ó Deus, tem misericórdia de mim pecador!...e no V.14 Jesus disse que este homem, saiu da casa de Deus justificado, e não o fariseu...porque o publicano, era humilde, mas o fariseu, era orgulhoso…

 

E, nós aprendemos também; que existem excepções a leis, e fundamentos complicados, com uma simples oração de fé, mas muito profunda e eficaz!..Provemos a Deus, e façamos da mesma maneira…

 

A palavra de Deus, tem autoridade, tem poder, e ouvindo-a, podemos fazer da mesma forma, e sermos abençoados por ela.

 

As escrituras afirmam que; Ainda que o Senhor é excelso, atenta para o humilde, mas ao soberbo, conhece-o de longe. Salmo 136:6

 

Pag.25

 

Quando Israel peregrinava no deserto, este povo clamava a Deus nas suas angústias, e Deus os livrou nas suas necessidades, enviou-lhes a sua palavra e os sarou, e os livrou da sua destruição…diz o Salmo107:19-20

 

Este povo, era uma Nação em marcha para a terra prometida, e eram cerca de 3 milhões de pessoas, e não tinham qualquer conforto, nem casa de banho, como nós, nem hospitais como nós, nem médicos como nós, mas viviam em tendas…

 

E, contudo relata o Salmo 105:37 que entre eles, não houve um só enfermo, porque o Senhor lhes disse desde o princípio…Eu sou o Senhor que te sara….

 

E DEUS, NÃO MUDA NEM A SUA PALAVRA. Se crermos na sua palavra, poderemos também receber de Deus o seu favor divino…

 

Diz em Números23:19…Que Deus, não é homem para que minta, nem filho de homem, para que se arrependa…Porventura; diria Ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?...

 

Nós, nada perdemos em crer no poder de Deus, antes porém…O Senhor honra a fé simples dos homens em angústias, como ouviu a oração do publicano.

 

Na visão que Deus deu ao seu profeta Jeremias, O Senhor disse-lhe…

Viste bem Jeremias: Porque eu velo sobre a minha palavra, para a cumprir.

Jeremias 1:12

 

Eu, sou o Senhor que te sara…Foi Deus que falou…E Ele vela por sua palavra para a cumprir…Portanto; A fé, é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêm…e para Deus não há excepção de pessoas, Act.10:34

 

Com as devidas excepções como tem sido dito antes…Não devemos aceitar as doenças, como coisa normal da vida, e ficar com elas, como companheiras…Elas, não são boas companhias, antes porém, devemos repreendê-las e expulsa-las, e clamar a Deus por misericórdia e libertação, porque finalmente…Deus não negará bem algum aos que andam na rectidão. Salmo 84:11

 

 

Pag.26

 

A palavra de Deus, tem poder…Ela, é Espírito e vida…João 6:63…E, em Tiago 1:17, afirma que; Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito, vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação…

 

Jesus disse que satanáz, veio para matar, destruir e roubar, Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância…João 10:10

 

O desejo do Senhor, para com os que Nele crêem, é que essa vida, seja próspera e saudável…E o Senhor, veio para desfazer as obras do diabo…1ªJoão 3:8  Portanto, vamos resistir-lhe com essas más companhias que ele atormenta as pessoas, recebendo a nossa cura…pela fé em Deus e na sua palavra…

 

Porque finalmente; o Senhor continua a dizer, Eu sou o Senhor que te sara, e pelas feridas de Jesus, fomos sarados…Exo.15:26 e

1ªPedro 2:24

 

A palavra de Deus, tem poder…Jesus, ao libertar um endemoninhado pela autoridade da sua palavra, o povo dizia…Que palavra, é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem?...

S.Lucas 4:35-36

 

E, Pedro, nos primórdios do cristianismo, deu testemunho do milagre, que no nome de Jesus Cristo, tinha sido feito, a um paralítico, desde o ventre da mãe, usando a autoridade da palavra de Deus…e o nome de Jesus…

 

E disse: E, pela fé no seu nome, fez o seu nome, fortalecer a este que vedes e conheceis; e a fé que é por Ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde…Act.3:16

 

A palavra de Deus; FORTALECE…Salmo 119:28

A palavra de Deus; VIVIFICA…Salmo 119:50

A palavra de Deus; É MUITO PURA…Salmo 119:140

A palavra de Deus; SANTIFICA…João 17:17

A palavra de Deus; SALVA…Rom.1:16

E, Jesus Cristo, é a PALAVRA DE Deus feita carne, o Verbo Divino, Apocal. 19.13; S. João 1:14, e Ele levou no seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça, e pelas suas feridas fostes sarados…1ªPedro 2:24

A palavra de Deus, tem autoridade e solução…Ela cura os enfermos.

 

Pag.27

 

A palavra de Deus, não é uma literatura vulgar como a dos homens…Ela, revela o poder de Deus…e quando exercemos fé naquilo que Deus fala, podemos receber o que Deus nos promete na sua palavra…

 

Factos, são factos, e eu creio que as coisas que na bíblia aconteceram, são verdadeiras, e que Deus ainda hoje faz milagres…Apliquemos a fé na palavra de Deus, e no Deus da palavra, e veremos o resultado.

 

Em S. Mateus 8:1-13 revela que um Centurião, chegou a Jesus, e lhe disse:

Senhor; O meu criado jaz em casa paralítico, e violentamente atormentado.

 

E, Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde…

 

Mas o Centurião, respondendo disse; Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará…

Pois bem, naquele diálogo, Jesus comentou…. Em verdade vos digo, que nem mesmo em Israel, encontrei tanta fé…

E, disse o Senhor ao Centurião…Vai, e como crestes te seja feito: E naquela mesma hora o seu criado sarou…

 

Aquele homem…simplesmente creu que a palavra dita por Jesus, tinha poder de curar o seu criado, e foi isso o que aconteceu…E, Nem Jesus Cristo, nem tampouco a sua mesma palavra, mudou ou mudará, ela e Ele é mesmo ontem, hoje, e eternamente…Heb.13:8

 

Jesus, não foi a casa daquele homem!…Aquele homem, creu na AUTORIDADE DA PALAVRA  do Senhor… e o milagre aconteceu.

 

Em Heb.4:12 diz…Porque a palavra de Deus, é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até á divisão da Alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernis os pensamentos e intenções do coração…A palavra de Deus, tanto faz o milagre espiritual, quanto o físico…

 

Sabemos nós como Jesus curou o criado daquele homem?.. Curou-o á distancia, e sem o ver;  Foi exactamente na hora que o seu patrão intercedia a Jesus por ele…

 

Pag.28

 

Terceiro aspecto do estudo:

Obtendo os benefícios pela obediência.

 

Vamos dar algumas escrituras de lembrança e incentivo á fé, e outras de obediência á palavra que Deus nos dirige, e nós a ouvimos…

 

Uma das grandes passagens bíblicas acerca deste assunto encontra-se no Salmo 103:1-3 que diz:

Bendize, o minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.

Bendize, ó minha alma ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.

É Ele que perdoa todas as tuas iniquidades, e sara todas as tuas enfermidades…

 

Todos os benefícios de que as pessoas precisam para si, já Deus os decretou em suas palavras, desde que elas começaram a ser anunciadas…

 

Eu uso dizer, que as pessoas, devem reclamar os seus direitos, e naturalmente, para isso, precisamos de exercer a fé…se temos paz com Deus, digamos como o Salmista…

 

Bendize, ó minha alma ao Senhor e não te esqueças, de nenhum dos seus benefícios…Isto, é uma LEMBRANÇA de Deus, aos direitos que nós, como filhos e servos temos do nosso Senhor…

 

Não te esqueças, minha alma…Mas, deixe-me ter um desabafo, que muitas são as vezes, que nos LEMBRAMOS mais depressa de um médico, do que de Deus…NÃO TE ESQUEÇAS DE DEUS MINHA ALMA!!!

 

Desde o principio do mundo, que Deus preparou o remédio da nossa salvação, e nossa cura…no sacrifício do seu Cordeiro, Apoc.13:8

 

Os benefícios do calvário, pertencem a cada um de nós,,, Profeticamente, e antes do acontecimento, diz em Isaías 53:4 que Jesus, tomou sobre si, as nossas enfermidades, e as nossas dores, levou sobre Si…E, no V.5 afirma que; Ele foi ferido, por N/transgressões, e moido pelas N/iniquidades, e o castigo, que nos traz a paz, estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras, fomos sarados.

 

Pag.29

 

No Calvário, Jesus tomou sobre si, toda a nossa maldade, que satanás colocou sobre nós, e lá na cruz…fomos libertados, salvos e curados no seu sacrifício…Recebamos esses benefícios…

Ó minha alma….Não te esqueças….dos benefícios de Deus!...

 

Vejamos agora a Conclusão profética do plano da redenção de Deus, em S. Mateus 8:16-17 que diz;

E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e Ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou TODOS os que estavam enfermos; Para que se CUMPRISSE o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz; ELE, TOMOU SOBRE SI as enfermidades, e levou as nossas doenças…….

 

Se nós aceitássemos á letra, o que Jesus fez por nós, haveriam muitos mais milagres, e muita glória para Deus…Eu, uso dizer que nós, não devemos levar, o que Jesus levou no seu corpo.

 

Também em 1ªPedro 2:24 afirma, e confirma:

Levando Ele mesmo em seu corpo, os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas, fostes sarados…

 

Alguém tem afirmado, que as 39 chicotadas que Jesus sofreu com as quais pisaram o seu santo corpo, cada uma delas, corresponde a 39 das principais doenças que afectam a humanidade.

 

Ó minha alma…Não te esqueças dos benefícios a que tens direito!...

 

Agora,…Uma vez que já fomos alertados, pelas escrituras, para nos incentivar á fé…vamos meditar ainda neste 3º aspecto, acerca da obediência, á fé, e naturalmente a Deus, e ao que a sua palavra nos revela…

 

Cada um de nós, podemos ouvir o evangelho, toda a nossa vida, e nunca usufruir, de qualquer beneficio dele, se o não fizermos pela fé… porque sem fé, é impossível agradar a Deus…tem que existir uma MISTURA, DE FÉ NAQUILO QUE OUVIMOS…

 

 

Pag.30

 

Assim diz em Heb.4:1-2

Temamos pois que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fique para trás.

Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava MISTURADA COM A FÉ, naqueles que a ouviram.

 

A pregação da palavra que gera a fé, deve ser misturada, uma com a outra, como se mistura a água com a farinha para se obter o pão.

 

Diz em Rom.11:7 que o que Israel buscava, não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos…Não é possível, ser-se de Deus e do mundo, e Israel, rejeitou as Leis de Deus, e queriam um Rei como as outras Nações…1ªSamuel 8:1-8

 

As santas escrituras afirmam…que a Fé, é o firme fundamento, das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem…Heb.11:1

 

Existem escrituras, que nos ensinam, o que devemos fazer, que é crer que Deus existe, e que é galardoador, daqueles que o buscam…Heb.11:6

 

Se eu preciso alguma coisa de Deus, e sei que é a sua vontade, então eu devo alcançar o que peço a Deus…

 

Assim diz em 1ªJoão 5:14-15:

E, esta, é a confiança que temos Nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, Ele nos ouve.

E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.

 

Diga SABEMOS…SABEMOS…SABEMOS…

 

O ÚNICO PROBLEMA, AQUI, É SE O QUE A DEUS PEDIMOS, É DE SUA VONTADE…

 

E, a saúde, a salvação a libertação, o pão de cada dia, o bem estar e protecção da família, a prosperidade bíblica e tantos outros DONS PERFEITOS, SÃO DA VONTADE DE DEUS…

 

 

Pag.31

 

A fé, é a mola real, que nos impulsiona a receber o que nos pertence…e eu volto a repetir; que sem fé, é impossível agradar a Deus…

E, TAMBÉM;  SEM A OBEDIÊNCIA DA FÉ, NADA PODEMOS ALCANSSAR…

 

A obediência á fé, é o impulso, com que tomamos decisões de actuar, sobre as promessas de Deus…OBDIÊNCIA, É O ACTO DE OBDECER a quem nos dá ordens, e executamos sua vontade…

 

Jesus, foi obediente até á morte e morte de CRUZ, pelo que Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus, se dobre todo o joelho, e toda a língua confesse, que Jesus Cristo, é o Senhor, para glória de Deus Pai….Filip.2:8-11

 

Além disto, diz em Hbe.5:8 que:

Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu…

 

E, PARA NÓS…teremos que aprender também o significado desta obediência…

Assim diz em Rom.16:25-26….Ora, aquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho, e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde os tempos eternos esteve oculto.

Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as Nações, para a obediência da fé…

 

E, agora…Vejamos exemplos da obediência ao que ouvimos:

 

No tempo do profeta Eliseu…Havia uma menina que tinha sido levada, como escrava para a Síria, e ficou ao serviço da mulher do General dos exércitos do Rei…e este General, era um grande homem, um varão valoroso…contudo, era leproso…

 

E, aquela criadinha, era uma menina de fé, e se compadecia do seu patrão por o ver naquela situação, e disse á sua senhor…Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria, ele o restauraria da sua lepra…

 

Pag.32

 

E, este General, cujo nome, era Naamã, se apressou a dizer ao Rei, esta noticia da menina, e, lá vai este General ter com o Rei de Israel com um grande presente de 10 talentos de prata, e 6.000 siclos de ouro, e 10 mudas de vestidos…Tal era o valor e estima que tinha este Reis Sírio pelo seu comandante das armas…

 

Naturalmente, este chefe do exercito, foi á porta errada, e o Rei de Israel, ficou em grande angústia…Então o profeta Eliseu, lhe mandou dizer…Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel…

 

Pois bem…O profeta de Deus, nem sequer o atendeu, mas lhe mandou um mensageiro com a palavra de Deus…dizendo…Vai, e lava-te 7 vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e ficarás purificado…

 

A noticia, não lhe agradou, e muito menos que fosse um criado do profeta a dizer-lhe o que ele devia fazer…E, QUANDO RESOLVEU VOLTAR SEM A SUA CURA…então os seus servos, o constrangeram a OBEDECER, á palavra do profeta…e foi isso o que aconteceu…

 

Aquele general, mergulhou uma. duas, três, quatro, cinco, seis vezes, e nada tinha acontecido…Mas quando tomou o banho pela sétima vez, deu-se o milagre…FOI A OBEDIÊNCIA DA FÉ…2ªReis 5:1-14

 

Na história do cego de nascença, em João 9:1-41…Quando Jesus cuspiu no chão e fez lodo, e lhe untou os olhos, o milagre nunca se teria dado, se o cego, não fosse lavar-se ao tanque de SILOÉ….João 9:7

 

Porquê o Senhor Jesus Cristo fez isto? Ele, podia curá-lo ali mesmo, mas não o fez…Isto, ficou escrito, para além do mais, para que saibamos o valor e importância da OBEDIÊNCIA Á FÉ na palavra de Deus

Quando Jesus curou os 10 leprosos, também o milagre, não aconteceu naquele momento, mas, somente, quando obedeceram á palavra de Deus, indo no caminho…S. Lucas 17:11-17

 

Estes leprosos, que naturalmente eram conhecidos, teriam de ir mostrar-se aos Sacerdotes, e com este mandado, teriam que reconhecer, que a sua lepra, era simbólica de pecado em suas vidas, e se arrepender,

 

 

Pag.33

 

Lembremo-nos do que Deus disse: Eu sou o Senhor que te sara.

Além destes exemplos da obediência á fé; Vejamos agora, exemplos de Fé.

 

Em S. Lucas 5:12-13 revela também um leproso, que prostrando-se diante de Jesus…Disse:

Senhor, se quiseres, bem podes limpar-me…E, Ele estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero; sê limpo. E logo a lepra desapareceu dele…

 

Eu, pergunto…será que podemos aprender com a oração simples deste homem?...Como é que ele sabia que se o Senhor quisesse, podia

Curá-lo ?...

Ele creu que Jesus, era o Messias, que tinha o poder de seu Pai….E, também a este, disse o Senhor que ele fosse ao Sacerdote, e oferecesse a oferta da purificação que Moisés tinha determinado, porque havia pecado nele…V.14

A MULHER DO FLUXO DE SANGUE: Tinha gasto toda a sua fortuna com os médicos, durante 12 anos, e continuava na mesma, mas quando ouviu falar de Jesus, ela logo se viu curada…

 

Ela dizia para consigo, se eu ao menos tocar na orla do vestido de Jesus, eu sararei…E foi isso o que aconteceu…S. Marcos 5:24-33…Pois bem…A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

 

Jesus continua a ser hoje, o mesmo que era ontem…Heb.13:8, e ainda que se não encontre fisicamente, na terra, como no passado, Ele contudo; está em Espírito, e ouve toda a oração que é dirigida ao Pai em seu nome.

 

Outro exemplo de fé, se encontra em Mateus 15:21-28 na história da mulher cananeia…

Esta Mãe, tinha em casa uma filha miseravelmente endemoninhada, e foi ter com Jesus para que a socorresse por misericórdia

 

Esta, é uma das mais lindas histórias da fé, porque ela teve a coragem de dizer a Jesus, uma pequena pregação, dizendo-lhe que os cachorrinhos, também comiam as migalhas que caiam da mesa de seus senhores, e por causa dessa palavra, o demónio saiu de sua filha, e ficou sã.

 

Pag.34

 

Quarto aspecto do estudo.

Actos de misericórdia de Deus no sofrimento das pessoas.

 

Deus, não se compráz no sofrimento de ninguém…É contra a sua natureza, e a prova isso, é que Ele amou os pecadores, enviando ao mundo o seu Filho, para morrer por eles, para os salvar…João 3:16-17

 

A misericórdia, é aquilo que chamamos de sentimento doloroso, pela miséria dos outros…

 

No Salmo 103:17, afirma que a misericórdia de Deus, é de eternidade, a eternidade…

No Salmo 145:8 diz que Piedoso e longãnimo, é o Senhor, sofredor, e de grande misericórdia…

 

E, o próprio Jesus, ao ser crucificado, disse…Pai…perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem…

 

Vamos dar alguns exemplos de misericórdia do Senhor:

O PRIMEIRO…é o clamor do cego de Jericó…Em Lucas18:35-43

 

Nestas escrituras: relata que um cego, mendigava ao pé do caminho, e de repente, uma multidão de povo, começa a passar, e o cego perguntou o que era aquilo?...

Logo mais, alguém lhe disse que Jesus de Nazaré ia passando….E, este cego, começa a clamar em alta vós, Jesus, filho de David, tem MISERICORDIA de mim…

 

Entretanto, a multidão, mandava-o calar…Então foi a vez de clamar mais alto….Jesus Filho de David…Tem Misericórdia de mim….e Jesus parou, e lhe disse…que queres que te faça?...E o cego disse: Que eu veja Senhor…E Jesus disse…Vê…a tua fé te salvou…e nós devemos fazer da mesma forma…

 

Tomemos nota deste assunto…porque o cego, nunca tinha visto a Cristo, mas cria que Ele era o Filho de David…Que era o Messias…E ficou curado…

 

Deus pára; ao clamor de misericórdia…

 

 

Pag.35

 

A outra passagem bíblica, até já foi mencionada acerca dos 10 leprosos em S. Lucas 17:11-19

Nesta parte das escrituras, diz em Luc.17:11-13 que Jesus, ia de Jerusalém e que passou pelo meio de Samaria e da Galileia, e entrando numa certa aldeia. Saíram-lhe ao encontro 10 homens leprosos, os quais pararam de longe…E levantaram a sua vós, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.

 

E, o facto aconteceu…Jesus disse, ide e mostrai-vos aos sacerdotes, e indo eles, pelo caminho, foram curados, e um deles…vendo que fora curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz, e prostrou-se aos pés de Jesus, agradecido…

 

E, Jesus disse…Não foram 10 os limpos…E, aonde estão os nove?..Não houve quem voltasse, para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?

 

É, muito importante sermos agradecidos a Deus por tudo…Jesus, pára ao clamor de misericórdia….

 

Terceiro exemplo:

Um paralítico há 38 anos: que Jesus foi curar.

 

Em João 5:1-15, relata a história de um pobre homem, que no meio de tantos outros cegos, mancos e ressicados, se juntavam no tanque de Betesda, esperando que; em certo tempo, um anjo agitasse as águas, e o primeiro que descesse ás águas, ficava curado.

 

Eu, não vou tentar explicar o facto daquele homem estar naquelas condições de paralítico há 38 anos, que se afirma ser o tempo de Israel, peregrinando no deserto…pois que levaria um certo tempo..

 

Mas, apenas usar o aspecto da misericórdia de Cristo para com aquele homem, que segundo a passagem bíblica…Não tinha uma única pessoa, que se compadecesse dele, há 38 anos…

 

E, Jesus disse-lhe…Queres ficar são?...O paralítico se lamentou que não tinha quem o ajudasse ….E, logo mais Jesus ordenou…Levanta-te, toma a tua cama, e anda, o homem, ficou curado, e aquele dia era sábado.V.6-9

 

 

Pag.36

 

Entretanto, devo salientar, que, Há enfermidades, cujas causas são os pecados das pessoas…E, ainda que Deus, é muito misericordioso, devemos, como já atrás, tenho afirmado que devemos fazer um bom exame á nossa consciência…

 

O facto, é que mais tarde; Jesus, encontrou este homem no Templo, e disse-lhe….Eis que já estás são…NÃO PEQUES MAIS, PARA QUE NÃO SUCEDA ALGUMA COISA PIOR…João 5:14

 

Eu, creio que uma grande parte das doenças, aparecem cujas CAUSAS, provém do pecado, e conhecido pelos que com elas carregam…como era o caso dos LEPROSOS de Lucas 17, pois que a Lepra, é o símbulo do pecado…

 

Mas para quem não tem conhecimento dele…Diz em Rom.5:20… que aonde o pecado abundou, superabundou a graça…E, finalmente, diz em Act.17:30-31 que Deus não tem em conta o tempo da ignorância, mas, anuncia a todos os homens que se arrependam.

Porquanto tem determinado um dia, que com justiça, há-de julgar o mundo, por meio do varão que destinou, e disso, deu certeza a todos ,

Ressuscitando-o dos mortos.

 

E, finalmente ainda…Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

Como diz em Heb.10:31

 

Eu, sou o Senhor que te sara…Mas vai, e não peques mais, como disse Jesus, àquela mulher adúltera a quem salvou de morrer á pedra… como diz em João 8:11

 

Quarto exemplo de Misericórdia:

A mulher encurvada na Sinagoga..

 

Em S .Lucas 13:10-17, relata a história de Jesus ir a uma Sinagoga, num dia de sábado, e estava ali, uma mulher a quem satanáz, tinha preso, com um espírito de enfermidade, e não se podia endireitar…

 

E Jesus vendo esta mulher naquela situação…e colocando as suas santas mãos sobre ela…disse-lhe…Mulher, estás livre da tua enfermidade, e ele logo se endireitou, e glorificava a Deus…

 

Pag.37

 

Eu, sou o Senhor que te sara….

Isto, deveria ser motivo, de toda a Sinagoga, ser objecto de Glorificação de Deus…Mas como o Senhor fazia estes milagres ao sábado, Ele, foi pelo contrário, objecto de fúria, a começar pelo príncipe da Sinagoga…

 

O final da história, é que eles receberam de Cristo, uma roda de Hipócritas, e ficaram todos envergonhados…

 

Mulher…estás livre da tua enfermidade…Aplique estas palavras ao seu problema, se for este o caso, receba a misericórdia de Deus...

 

Quinto exemplo de misericórdia:

O filho de uma viúva ressuscitado…

 

Em S.Lucas 7:11-15 afirmam estas escrituras que; uma uma viúva da Cidade de Naím, ia no funeral acompanhando o seu único filho, para ser sepultado,.

E, também o Senhor sabia que isto estava a acontecer, e foi também ao funeral consular aquela pobre viúva, que depois de ter perdido o marido, perdia também agora, o único filho que tinha…

 

E, quando Jesus ali chegou, chegou ali a VIDA….e mandou parar o funeral, e movendo-se de intima compaixão, disse aquela viúva…

Não chores…Aonde Jesus chega, chega, a alegria, e a esperança…

 

E, logo que o Senhor tocou o esquife, o caixão, disse:

Mancebo, a ti te digo: Levanta-te, e do defunto se levantou, e o entregou a sua Mãe…

 

As santas escrituras, afirmam que a Misericórdia de Deus, é de Geração, em Geração, sobre os que o temem…Lucas 1:50

Em Efe.2:4 afirma que Deus, é riquíssimo em misericórdia.

E, agora, quanto a nós???...

Na história do bom samaritano, que socorreu o assaltado no caminho, Jesus disse: Vai e fase da mesma maneira…S. Lucas 10.37

E, em Tiago 2:12-13 afirma:

Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela Lei da liberdade….Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia, e a misericórdia, triunfa do juízo…

 

Pag.37ª

 

E, Jesus, disse aquela viúva, não chores…Estava ali a ressurreição e a vida…E, o filho da viúva ressuscitou…E, Jesus o entregou a sua Mãe…

 

Deus, ainda hoje, usa de misericórdia, e consola os tristes e abatidos, pelas circunstâncias da vida.

 

E, aqui; cabe uma pergunta…Será que Deus ainda ressuscita mortos em nossos dias?...A resposta, é afirmativa…Isso ainda acontece em nossos dias, porque Jesus vive, e Ele é mesmo Jesus que prometeu estar com os seus servos, todos os dias, até á consumação dos séculos. Mat.28:20

 

Há poucos anos a esta data; um pastor africano, morreu num acidente com o seu automóvel, na Nigéria, e tendo o médico do hospital, passado o certificado de morte…Naturalmente, a esposa começou a tratar do funeral.

 

Contudo, passado 3 dias, a esposa ouviu que o pastor Rheinard Bonk, estava ministrando a palavra de Deus, num determinado lugar, e não deixou enterrar o marido, mas agarrou-se  pela fé á escritura de Heb.11:35, que diz que as mulheres, pela fé receberam os seus mortos pela ressurreição…

 

E, pela fé, arranjou uma ambulância, e levou o caixão com o corpo morto do seu marido, e o puseram aberto na cave da casa de oração…O pregador, ocupado com a ministrarão do evangelho,  de nada sabia…

 

Mas, ao longo da pregação aquele pastor africano ressuscitou…E, esta evidencia, pode ser vista, em vídeo…com o médico, e seu certificado de óbito, por ele assinado, também com o coveiro que preparou o corpo, e com o pastor Rheinard Bonk, dando testemunho deste milagre que Deus operou…

 

Esta evidência em vídeo, pode ser adquirida nas lojas de material evangélico…

A Deus toda a glória…

 

Pag.38

 

Quinto aspecto do estudo:

A cura pela oração, unção com azeite, em nome do Senhor.

 

Finalmente com este aspecto, daremos fim a este estudo bíblico, acerca da cura divina…

Naturalmente, não é exaustivo, mas o suficiente, para entendermos, que a cura dos nossos corpos, faz parte do plano da redenção.

 

Na cura que Deus opera com a unção do azeite sobre o enfermo, fazem parte:

1º  O ministro de Deus.

2º  Naturalmente o enfermo.

3º  A fé do enfermo.

4ª  O azeite da unção.

5º  A oração do ministro, e a aplicação do azeite, no enfermo.

 

Também além disto…duas coisas são básicas, para que os enfermos recebam a sua cura…

 

1ª  A fé na evidencia bíblica…outros foram curados neste processo…

2ª  É um ensino que as igrejas, devem praticar, porque é ordem de Deus.

 

No V.T. o óleo da unção servia para diversos fins, como ungir o Sacerdote, o Profeta, o Rei, e até os vasos do Santuário…

 

No aspecto da unção a enfermos, diz em Isaías 1:6 que o óleo, era posto sobre as feridas…

 

Quando Jesus manifestou o seu ministério, Ele mandou os seus discípulos a pregar o evangelho, dando-lhe poder, e eles iam dois a dois, e  expulsavam os espíritos imundos, e ungiam os enfermos com óleo, e os curavam…S. Marcos 6:7-13

 

Esta, é uma das formas de sermos curados, se realmente cremos, que o azeite, é o símbolo do Espírito Santo, e se cremos que o Senhor nos pode curar desta forma…

 

Pag.39

 

Em Tiago 5:13-16 diz estas palavras…

 

Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.

Está alguém entre vós doente?  Chame os Presbíteros da Igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;

E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará, e se tiver cometidos pecados, ser-lhe-ão perdoados.

 

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo, pode muito em seus efeitos.

 

Quando Jesus, ensinou a história do Bom Samaritano, Ele disse que o Samaritano, usou o vinho e o azeite, sobre as feridas do homem assaltado, e depois o entregou aos cuidados do hospedeiro…

 

O vinho…é simbólico do sangue de Cristo, e o Azeite, é simbólico do Espírito Santo…E, esta, é gloriosa e poderosa mensagem que vos anunciamos….também no aspecto espiritual…

Que:

O sangue de Jesus Cristo, nos purifica de todo o pecado: 1ªJoão 1:7

E, a unção do Espírito Santo, nos ensina todas as coisas: João 14:26

 

Eu, sou o Senhor que te sara…Disse Deus…

 

Espero que tenha recebido de Deus a sua santa instrução acerca da cura divina, e que Deus seja glorificado na sua vida…A Deus toda a glória.

 

Oremos a Deus…Amem.

 
, Powered by Joomla!; Joomla templates by SG web hosting